29 C
Ponta Porã
quinta-feira, 25 de abril, 2024
InícioNotíciasArtigo: Carne podre aos brasileiros

Artigo: Carne podre aos brasileiros

07/04/2017 15h50

*Edilson José Alves

Divulgação: Dora Nunes

Se a população achava que era vítima apenas dos políticos corruptos, agora se deparou com o maior escândalo comercial da história do país. As grandes empresas que operam no país estavam maquiando produtos podres para vender ao pobre e indefeso consumidor. Tudo com a conivência dos setores que deveriam estar preocupados com a saúde pública.

A operação desencadeada pela Polícia Federal no último dia 17 de março, denominada “Carne Fraca”, está tendo quase o mesmo efeito negativo da época quando surgiram os focos de febre aftosa. Um desastre para a economia brasileira e, mais ainda, para Mato Grosso do Sul, detentor do maior rebanho bovino entre os estados brasileiros.

Que país civilizado, que preza pela saúde do seu povo, que vai permitir a importação de carne podre? Nenhum. Os frigoríficos estavam usando ácido ascórbico para maquiar a carne que chegava a mesa dos brasileiros. Uma vergonha.

A professora de nutrição da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Anita Sachs, informou que o ácido ascórbico, se consumido em excesso a longo prazo, pode provocar sobrecarga renal e, consequentemente, levar ao câncer. Mas, o que isso interessa aos picaretas que cometiam o crime de adulteração dos produtos?

Se estavam fazendo isso com a carne que o consumidor pode visualizar melhor, imagine o que estão colocando nos embutidos, que vem tudo triturado e prensado. Existe até a suspeita de que usavam papelão para aumentar o volume dos produtos que eram enviados aos supermercados. Um esquema realmente criminoso e que deveria punir os envolvidos com penas severas.

Agora as pessoas estão mais cautelosas. Prestam mais atenção na hora de comprar e muitas estão revendo hábitos alimentares. O pior que tem setores criticando a operação da Polícia Federal. Só falam em prejuízos econômicos, mas esquecem que a saúde da população deveria vir em primeiro lugar. Que Deus proteja aqueles que tiveram a feliz idéia de fazer essas investigações.

O impacto econômico está sendo enorme. Grandes compradores de produtos brasileiros, como China e o vizinho Chile suspenderam as exportações. Nos supermercados, as vendas também diminuiram, principalmente das marcas denunciadas na operação policial. O desemprego está aumentando e empresas como a JBS estão dando férias coletivas, esperando a poeira baixar.

Só nos resta juntar os cacos, tentar reconstruir as relações comerciais com os outros países, e punir os responsáveis, para mostrar que aqui ainda é um país regido por leis. Está cada dia mais difícil de se livrar daquela pecha de que o Brasil é um pais de ladrões.

*Jornalista

[email protected]

Artigo: Carne podre aos brasileiros

Artigo: Carne podre aos brasileiros