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Artigo: Educação Enquanto Proposta de Trabalho

28/06/2014 07h

Ao analisar e compreender o processo histórico da educação do Brasil necessita-se uma breve análise em duas posições, sendo a primeira uma vertente que se constitui cultural, e a outra sendo o paradigma marxista.

Divulgação (TP)

A educação enquanto proposta de trabalho transita naquilo que uma sociedade tem mais de elementar, ou seja, o pluralismo cultural e as desigualdades socioeconômicas que a cercam. Ao analisar e compreender o processo histórico da educação do Brasil necessita-se uma breve análise em duas posições, sendo a primeira uma vertente que se constitui cultural, e a outra sendo o paradigma marxista. Pelo o fato de que o mundo está em constante mudança, seja no meio político, social e econômico.

O sociólogo Émile Durkheim define a educação como uma ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.

De acordo com o Historiador Ciro Flamarion Cardoso, elenca que o marxismo é uma ideologia que está voltada com ênfase na questão das desigualdades sociais da sociedade, descartando a ideia de culturalismo, mas o marxismo é o melhor que ilustra este aspecto, ou seja, procura nos viés econômico o eixo que move a história da sociedade.

Numa perspectiva cultural, a educação se preocupará em elencar as questões que se referem ao cotidiano tanto dos alunos quanto dos professores, além de se referir aos estereótipos formados com relação ás diferentes etnias que completam a sociedade, ou seja, nosso sincretismo racial, formado por negros, índios e brancos.

Retrata nesta perspectiva podendo se pensar que os Parâmetros Curriculares foram criados num viés cultural. Preparando-lhes para o mercado de trabalho, formando profissionais capacitados para uma incessante procura de um emprego ideal.

As discussões relacionadas à educação são várias, e diversas propostas é estabelecida para se pensar a educação como ferramenta transformadora dos indivíduos. Observa-se a influência através da educação em formar sujeitos aptos para o mercado de trabalho, algo que deve ser analisar, pois numa sociedade consolidada capitalista a qual vivemos, é um dos papéis ao qual ela se remete.

Douglas Menezes de OliveiraGraduando do curso de Ciências Sociais – UEMS/AmambaiE-mail: menezes.1995@hotmail.com