20.4 C
Ponta Porã
quinta-feira, 25 de abril, 2024
InícioNotíciasArtigo: Eleições - a mudança começa com você!

Artigo: Eleições – a mudança começa com você!

24/06/2016 15h10

Por: Felipe Zampieri Teruia

Divulgação: Dora Nunes

Serão mais quatro anos, entre prefeitos e vereadores novos a tomarem posse em janeiro de 2017 espalhados por todo nosso país, que serão eleitos neste ano durante o pleito eleitoral. O pleito eleitoral como sempre uma vitrine, onde os candidatos buscarão se aproximar mais dos eleitores, assim sendo, mostrarão suas propostas e teoricamente escutarão o eleitor. Durante este período é comum encontrarmos diversos tipos de candidatos e um deles que me chama muita atenção são os candidatos gananciosos pelo poder e fazem deste tempo tão rico, ajudados pela ignorância do povo, uma luta de vida e morte, interesseira e desonesta.

O fundamental é discutir ideias, propostas, valores e não a busca em vencer a qualquer preço. O melhor sim deve obter vitória. Receber os louros da vitória aquele que for mais preparado, consciente e capaz de promover o bem comum. Porém, é importante lembrar que por um ato culposo, o eleitor elege candidatos desonestos e muitos deles incompetentes. Infelizmente o eleitor está bem distante de estar politizado da forma que deveria, contudo se isso não fosse um fato constatado, o povo dava o seu poder a homens bons e honestos, trabalhadores e responsáveis para cuidarem do que é seu e serem os seus dirigentes.

Um fato que me chama muita atenção e que pra mim é algo gravíssimo que envolve muitos eleitores é esperar para o momento eleitoral algumas obrigações como reformar a casa, trocar de carro, fazer uma festa de família, cuidar dos dentes e liquidar as dividas. A reflexão que trago aos senhores que o voto é um direito sagrado de todo e qualquer eleitor. No código eleitoral está lá, no artigo duzentos e noventa e nove falando da proibição do voto se vender ou trocar, seja a que preço for. Voto não se comercializa e consciência não se compra senhores pais de família, importante memorizar que essas atitudes mercantis você também estará vendendo a segurança, educação, saúde, laser dos seus entes. Lembre-se: Pague favor com favor e dinheiro com dinheiro, mas com sua consciência não pague.

Não podemos generalizar, porém muitos políticos são culpados dessa situação não mudar. Usam o tempo das campanhas para prometer e enganar, para ferir o adversário, sua moral atacar, ou mesmo caluniar. Dezenas de candidatos dispõem somas absurdas de dinheiro para mostrar seu poder e alguns eleitores que se mostram consciência fragilizada em favor da comunidade, se deixam seduzir e impressionar por essas expressões financeiras.

É no município o melhor espaço para a cidadania predominar, exercer e consolidar a pratica do bem comum. Ele é o nosso alicerce, o lugar que nos abriga. Imaginem, se a sua casa está ruim, com as paredes caindo, pintura feia, pisos soltando, o necessário é que se faça uma reforma, urgente e necessária onde um
luta por todos e todos por um para que sejam atendidas as necessidades de todos possam viver com qualidade de vida melhor. Deficiência nas escolas para cuidar da educação de nossas crianças, precariedade total no atendimento da saúde básica familiar são partes da casa a serem reformadas.

Analisem, se na sua cidade os gestores são de péssima qualidade, incompetentes e desonestos é um novo cômodo da casa que precisa ser reformado, mudado, substituído urgentemente. Não tem porque esperar mais. As eleições estão chegando, vote em quem você realmente acredita que fará o melhor pelo bem estar coletivo.

Artigo: Eleições - a mudança começa com você!