Ponta Porã, Domingo, 21 de janeiro de 2018
02/08/2017 13h50

Artigo: Sacrifício ou Misericórdia?

Por: Eloir Vieira

Divulgação: Dora Nunes
 
 

"Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos" (Oseias 6.6).

Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. Nos tempos do Antigo Testamento se fazia sacrifícios de animais para perdão dos pecados, ou, antes de sair para uma batalha, ou para agradecer a Deus por alguma benção recebida (Lv 4.35; 5.10; 1Sm 13.12).

Deus não estava mais aceitando sacrifícios e holocaustos, de um povo teimoso e rebelde. Deus é amor, mas também é justiça! Por falta do conhecimento de Deus, e obediência à sua Palavra, o povo era destruído: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos" (Os 4.6). Deus não aceita desobediente!

Saul é um péssimo exemplo de crente. Desobedeceu a Palavra, e quis se justificar, oferecendo sacrifícios e holocaustos. A justiça de Deus foi imediata! O profeta, juiz e sacerdote Samuel, entregou a palavra: "Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros" (1Sm 15.22). Quantos crentes são como Saul? Tentam agradar a Deus com sacrifícios e holocaustos; mas, não obedecem à sua Palavra!

A desobediência é rebelião contra Deus! É tão grave, quanto ao pecado de feitiçaria; assim como "porfia", que são: contendas, disputas, polêmicas, discussões, ("igual ao pecado de idolatria"). Saul foi acumulando pecado em cima de pecado, até perder a salvação: "Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto, tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei" (1Sm 15.23).

Desobedecer a Palavra é tentar contra Deus. E muitos crentes estão perdendo a salvação, por falta do conhecimento e obediência. Mesmo neste tempo, desobedecer é tentar à Cristo: "E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram e pereceram pelas serpentes" (1Co 10.9). Ainda há tempo: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1Jo 1.9); "Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" (Os 6.3).

Envie seu Comentário