Ponta Porã, Segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
04/02/2018 10h30

Fidelidade, por Eloir Vieira

Fidelidade, por Eloir Vieira

 
 

"Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos" (Dt 7.9).

Fidelidade: Característica do que é fiel, do que demonstra zelo, respeito por alguém ou algo, lealdade; constância nos compromissos assumidos com outrem.

Deus é fiel! Ele cumpre o que promete! Não mente, não nega: "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?" (Nm 23.19).

Deus é fiel aos que o amam (Dt 7.9); você ama a Deus? É fiel à Ele e à sua Palavra? Se você é infiel, saiba que não ficará impune, pois, de Deus ninguém zomba e fica sem punição: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7). Deus é amor, mas também é justiça: "E dá o pago em sua face a qualquer dos que o aborrecem, fazendo-o perecer; não será remisso para quem o aborrece; em sua face lho pagará" (Dt 7.10).

A fidelidade está em cumprir tudo o que for acordado entre duas ou mais pessoas. Qualquer quebra, a responsabilidade recai sobre o infiel, que descumprir o compromisso! Sadraque, Mezaque e Abede-Nego, eram tão fiéis a Deus, que não se intimidaram e não temeram ao rei Nabucodonosor, diante da sua ameaça, de jogá-los na fornalha acesa para morrerem queimados, caso não se prostrassem diante da sua imagem, sua estátua (Daniel 3).

A resposta dos três ao rei foi de que, se Deus quisesse livrá-los da fornalha ardente, que os livrasse; porém, continuariam fiéis aos mandamentos de Deus, que diz: "Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te curvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos" (Êx 20.3-6).

Todo tipo de compromisso firmado, assumido, se for cumprido, existe fidelidade; quando é quebrado, negado, ocorre infidelidade. Você é fiel nos compromissos assumidos? Com Deus, com o cônjuge, com as demais pessoas a quem um dia jurou lealdade, sinceridade, honestidade? A partir deste momento, se concerte com Deus e com as demais pessoas, para ficar conscientemente livre de qualquer motivo que possa lhe trazer transtornos futuros, com acusações, julgamentos e condenações: "Guarda, pois, os mandamentos, e os estatutos, e os juízos que hoje te mando fazer" (Dt 7.11).

Envie seu Comentário