Ponta Porã, Terça-feira, 16 de janeiro de 2018
19/08/2014 13h20

Conjecturas com Carlos Monfort

Confira a coluna dessa terça-feira, dia 19

Divulgação
 

CONJECTURAS

OPINIÃO PÚBLICA

  • Você quer medir a ‘febre’ sobre alguma coisa ou fato relevante. Então, é só trocar dois dedinhos de prosa com o verdureiro, a secretária do lar, o pedreiro, carpinteiro e rapidamente terá uma avaliação detalhada.

“Era um homem bom”, disse o Antonio Martins, pintor de paredes dos bons sobre a morte do presidenciável Eduardo Campos. E assim é sobre tudo. Toda semana, pergunto para várias pessoas sobre o JORNAL REGIONAL. “Bom, regular ou ruim”. E assim, fazemos de tudo para melhorar. Se está ruim, avançar para regular e daí para bom para chegar ao ótimo. Sempre com muita humildade.

PESQUISA

  • Todos os diretamente envolvidos nas eleições em Ponta Porã estão monitorando os passos e caminhos. De A a Z, tem pesquisa rolando todo dia, uns apenas para consumo próprio e outros com registro no TRE. Tivemos acesso a uma delas e o quadro eleitoral em Ponta Porã é ‘cabalístico’, digamos assim.

Chama a atenção que o eleitor está antenadíssimo em tudo e sempre ligando um fato a outro. Pelos bairros, por enquanto os candidatos de Ponta Porã têm preferência na hora da pergunta: “se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para deputado estadual?”. Dois nomes se sobressaem neste momento do processo eleitoral.

"TODOS CONTRA DILMA"

  • A ex-senadora Marina Silva poderá liderar o voto de "todos contra a presidente Dilma Rousseff" em um eventual segundo turno da eleição presidencial, disse o jornal britânico Financial Times em editorial nesta segunda-feira.

Marina ainda não foi confirmada como candidata do PSB à Presidência, mas já teria aceitado participar da disputa, segundo o coordenador da Rede Sustentabilidade, Bazileu Margarido.

Um anúncio oficial deverá ser feito amanhã, conforme amplamente divulgado. Se for, assumirá a chapa do partido, antes liderada pelo ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.

Ex-ministra do Meio Ambiente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marina disputou a Presidência em 2010 pelo Partido Verde (PV) e alcançou cerca de 20 milhões de votos. Evangélica, ela é altamente popular entre este segmento de eleitores.

NOVO CENÁRIO

  • Pesquisa feita pelo Datafolha para o jornal "Folha de S.Paulo" divulgada na edição de ontem (18) mostra Dilma Rousseff (PT) com 36% das intenções de voto para presidente, seguida de Marina Silva (PSB), com 21%, e Aécio Neves (PSDB), com 20%.

Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários: - Marina Silva: 47%; - Dilma Rousseff: 43%; - Dilma Rousseff: 47%; - Aécio Neves: 39%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00386/2014.

Pelos números, o maior afetado com esse novo desenho da sucessão presidencial é o tucano Aécio Neves.

Envie seu Comentário