Ponta Porã, Sábado, 23 de setembro de 2017
18/04/2017 10h

Leia a Coluna Pontaporainforma desta terça-feira, dia 18

100 dias das administrações: o tempo passa rápido demais.

Por: Tião Prado
 
 
  • Ola, estamos de volta com a nossa coluna desta semana, semana que ficou evidenciado que a ‘famosa’ frase de Rui Barbosa esteve muito presente na vida das pessoas que tem vergonha na cara e que paga seus impostos em dia, porque senão pagar, aí sim vai preso.

Dizia o mestre: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."

No Brasil a frase, ‘ele rouba, mas faz’, que sempre é usada para evidenciar os feitos de um político, ao invés de causar repulsa e indignação, serve para enobrecer os corruptos de plantão em determinados momentos. Acredito que com tudo que esta acontecendo e sendo noticiado, temos que eleger políticos que fazem, mas que fazem sendo honestos e extremamente competentes.

  • Então termos políticos honestos não é mérito, é dever, porque os políticos são servidores públicos devendo servir ao povo que os elegeu dando-lhes o poder, mesmo que momentâneo. Um mandato dura apenas 4 anos, enquanto uma vida dura muito mais e uma cidade, um estado ou o país, este são por muito tempo.

  • Lixo no lixo. Dias atrás estava eu em uma rodinha de amigos, quando alguns começaram a ‘cornetar’ o prefeito Hélio Peluffo Filho devido o atraso na coleta de lixo em seus bairros. Tentei argumentar que os caminhões já estão trabalhando e existe a demora para restabelecer os serviços, quando alguns ficaram até um pouco mais exaltado, chegando ao ponto de dizer que o prefeito não teria como reverter essa situação. Então me calei e fiquei só olhando assistindo a discussão aumentar.

 

Nesta terça-feira (18), estive no mesmo local e na hora que cheguei o amigo em questão já veio me falar que somente essa semana os garis já passaram em sua rua duas vezes e esta tudo limpo. Olhei, dei uma risadinha e pensei como as opiniões mudam rapidamente quando a coisa é feita de forma rápida e bem feita. Que bom, pois quem ganha com isso é a própria população.

Fazer a coleta de lixo nos dias determinados é dever do poder público, isso deve acontecer, cabe aos gestores fazer o possível para que a sociedade não venha a sofrer com a falta deste serviço.

  • Buracos e mais buracos. A cidade de Ponta Porã não poderia ser diferente, basta uma chuva para que os buracos voltem com força máxima, uma vez que o asfalto de nossa cidade é muito velho e precisa ser recuperado.

Mas já vimos o pessoal da Infra-estrutura nas ruas colocando o solo fino dentro dos buracos para tirar a umidade, logo vem o pessoal para fazer a limpeza, colocar o pixe e passar o rolo. Desta forma terminando o serviço e claro aguardar a próxima chuva para que novos buracos se abram, e assim a vida vai passando.

  • Hoje com a onda das redes sociais, as pessoas que não trabalham em jornais e sites de noticias, usam a ferramenta do Facebook para mostrar serviço, aparecer diante da sociedade e também fazer duras criticas a quem deseja atingir.

Mas, quem está no meio jornalístico sabe, que nem sempre as criticas são bem recebidas por aqueles que são criticados, e tem também a forma como essas criticas são feitas, então aquele famoso provérbio português "cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém", deve ser usado nesta situação, porque senão você acaba ganhando muitos inimigos e fazer inimigos não é bom. Causa gastrite, você perde o sono e até mesmo uma carona na hora da chuva.

 
Foto gentileza Silo Antonio Pereira Almeida Foto gentileza Silo Antonio Pereira Almeida
  • O prefeito de Amambai Dr. Bandeira, que tem uma ótima equipe, deu uma verdadeira demonstração de que estão trilhando o caminho certo. Os 100 dias de administração foi um sucesso e para fechar, realizou de forma brilhante a feira do peixe, ou melhor, a festa do peixe, pois foi montado uma grande estrutura em frente da prefeitura, ao lado da Praça Valêncio de Brum. Durante o feriado, a população pode participar do evento, que teve o peixe como cardápio principal. Contou ainda com shows e muita animação por parte de todos.

Alem dessa belissima festa, o povo da cidade teve um outro evento no parque da cidade onde os pescadores amadores puderam se divertir e praticar a pesca com tranquilidade naquele local. Parabenizamos toda a equipe responsável pelo evento.

  • Cem dias em Ponta Porã. A data foi marcada com um grande evento no Centro Internacional de Convenções. A gloriosa banda Professor Isaac Borges Capilé fez uma belíssima apresentação, sendo que o maestro Martins mostrou o porque merece estar a frente dessa banda, quem esteve presente, tenho certeza que se emocionou com a presentação. Parabéns ao maestro e todos os garotos e garotas da banda.
 

Na parte política, o prefeito Hélio Peluffo Filho recebeu os deputados estaduais Onevan de Mattos e Marcio Fernandes, e o senador Moka, que reforçaram mais uma vez o apoio a administração Hélio Peluffo Filho.

Muitos amigos acompanharam o ato, onde foi mostrado em um telão o que foi feito até agora na cidade, assinado convênios e ordem de serviços do que se pretende fazer.

Hoje se vê nos olhos das pessoas a esperança que foi depositada nas urnas em outubro passado. É preciso pensar em Ponta Porã e as coisas estão sendo feitas, os projetos futuros vão acontecer e a participação popular deve continuar.

Hoje a grande ânsia de todos é conseguir asfaltar o mine-anel, tirando o trânsito pesado do centro da cidade. O ante-projeto já esta sendo feito e, em seguida, a expectativa é quanto ao inicio das obras que sem duvida nenhuma será muito importante para toda a população. Vamos aguardar e acompanhar de perto tudo que está acontecendo.

Era isso, um grande abraço a todos e até a próxima.