Ponta Porã, Sexta-feira, 19 de janeiro de 2018
08/12/2017 12h

Embrapa Cerrados lança cultivar de maracujá doce

A abertura do evento acontecerá às 9 h, no auditório Wenceslau Goedert, na Embrapa Cerrados.

Divulgação: Dora Nunes
 
 

A cultivar de maracujá doce BRS Mel do Cerrado será lançada no dia 13 de dezembro, na Embrapa Cerrados (Planaltina-DF). Essa é a primeira cultivar da espécie Passiflora alata Curtis destinada ao mercado de frutas especiais de alto valor agregado, como opção para fruticultores altamente tecnificados e para cultivo em estufa, onde pode-se obter frutos de alta qualidade. Também é uma alternativa para pequenos produtores e para a agricultura praticada em sítios, chácaras e ambiente urbano.

As principais características dessa cultivar, trabalhadas no melhoramento genético, são alta produtividade, qualidade física e química de frutos e maior nível de resistência à bacteriose e virose. Com cor exuberante (vermelho arroxeada), a cultivar é indicada para uso na fruticultura ornamental, com utilização das flores, frutos e da própria planta no paisagismo de grandes áreas como cercas e pérgulas.

Lançamento – a abertura do evento acontecerá às 9 h, no auditório Wenceslau Goedert, na Embrapa Cerrados. A primeira palestra, às 9h30, será do pesquisador da Embrapa Cerrados Fábio Faleiro. Ele falará sobre o programa de melhoramento genético do maracujazeiro na Embrapa. A cultivar BRS Mel do Cerrado foi obtida por meio do melhoramento genético visando ao aumento de produtividade, frutos com adequadas características físicas e químicas e maior tolerância a doenças.

Após apresentação de vídeo sobre a cultivar BRS Mel do Cerrado, haverá, às 10h, palestra do pesquisador da Embrapa Cerrados Nilton Junqueira sobre sistema de produção do maracujazeiro doce. Em seguida, às 10h20, a pesquisadora Ana Maria Costa, também da Embrapa Cerrados, falará sobre o desenvolvimento tecnológico do maracujazeiro doce. A parceria público-privada para produção de sementes e mudas de maracujá será abordada por Isaac de Almeida, da Embrapa Produtos e Mercados.

Consta ainda na programação de lançamento, debate entre os participantes. Os interessados em participar do evento devem fazer a inscrição até 12 de dezembro pelo telefone (61) 3388-9931 ou e-mail cerrados.eventos@embrapa.br.

Serviço:

Lançamento maracujá BRS Mel do Cerrado

Data: 13 de dezembro

Horário: A partir das 8h30

Local: Embrapa Cerrados – Rodovia BR 020, Km 18, Planaltina - DF

Texto: Liliane Castelões

Jornalista (16.613 MTb/RJ)

Embrapa Cerrados

Envie seu Comentário