Ponta Porã, Sexta-feira, 19 de janeiro de 2018
30/06/2017 07h

Excesso de químicos prejudica solos e agricultura em todo o mundo, diz ONU

A FAO destaca que combater a poluição dos solos é essencial para tratar o problema da mudança climática.

ONU News
 
 
Segundo a FAO, a qualidade biológica dos solos é fundamental para o equilíbrio ecológico e uma agricultura sustentáve lFoto: ONU/Logan Abassi Segundo a FAO, a qualidade biológica dos solos é fundamental para o equilíbrio ecológico e uma agricultura sustentáve lFoto: ONU/Logan Abassi

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está chamando a atenção da comunidade internacional para o problema da poluição dos solos, causada principalmente pelo excesso de produtos químicos usados na agricultura.

Cerca de um terço dos solos do mundo está degradado devido a problemas de manejo, diz a FAO. As informações são da ONU News.

A agência da ONU organizou recentemente em sua sede em Roma, na Itália, uma conferência sobre o assunto, onde foi ressaltado que dezenas de bilhões de toneladas de solos são perdidas por ano devido a poluição.

A FAO explica que o excesso de nitrogênio e traços de chumbo, de mercúrio e de outras substâncias na terra prejudicam o metabolismo das plantações e as colheitas.

Quando esses poluentes entram na cadeia alimentar, existem riscos para a segurança dos alimentos, para fontes de água e para a saúde humana e animal.

A FAO destaca que combater a poluição dos solos é essencial para tratar o problema da mudança climática.

Na reunião sobre o assunto, foram propostas iniciativas para facilitar a troca de informações entre especialistas e países, incluindo a criação de uma rede global de laboratórios de solos.

Envie seu Comentário