Ponta Porã, Terça-feira, 16 de janeiro de 2018
25/09/2017 15h20

Cartão de crédito: 5 formas de obter vantagens

Considerado por muitos um vilão, ele pode ser um aliado na vida financeira.

Divulgação
 

A taxa média de juros do cartão de crédito teve sua quinta queda mensal consecutiva, chegando a 9,6% ao mês (200,4% ao ano) em agosto, segundo a Abecs, associação do setor de cartões. Considerado por muitos um vilão, ele pode ser um aliado na vida financeira. Confira no release abaixo cinco formas de obter vantagens.

"Ouço muitas pessoas afirmarem que o cartão de crédito é um problema, mas na verdade a questão é comportamental e a ferramenta pode ser bastante vantajosa, se bem utilizada", orienta Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista. O consumidor deve se atentar aos seguintes pontos, segundo o especialista:

1- Tenha a quantidade certa de cartões Se tiver apenas um ganho mensal, o ideal é ter apenas um cartão de crédito; caso ganhe semanalmente, poderá ter até três cartões, para os dias 10, 20 e 30. Com isso, poderá comprar seis dias antes do vencimento de cada um deles, ganhando 36 dias para pagamento.

2- Obtenha vantagens no parcelamento Ao invés de pagar à vista, pode ser mais vantajoso parcelar sem juros (desde que o valor caiba no orçamento mensal) e investir o dinheiro, considerando os rendimentos. Atualmente, há cartões de crédito que oferecem descontos quando o cliente adianta o pagamento das parcelas, outra forma de economizar.

3- Defina a melhor data de pagamento Organize para que a data de pagamento seja posterior e próxima a entrada da renda, evitando correr o risco de atrasar o pagamento. É válido que limite do cartão de crédito não ultrapasse 30% do salário ou ganho mensal, assim evita-se gastar mais do que ganha usando o cartão de crédito.

4- Negocie a anuidade Para ter mais força para conquistar seus sonhos, evite pagar a anuidade do cartão de crédito. Hoje é possível encontrar cartões que não cobram taxa de manutenção. É válido negociar com a operadora ao menos a redução dessas taxas.

5- Aproveite pontos e milhas Saiba aproveitar os benefícios que o cartão de crédito pode oferecer, como prêmios e milhas que se acumulam de acordo com os pagamentos. Lembre-se que os benefícios expiram, é preciso se organizar para não perder a data de utilização.

Fonte: DSOP Educação Financeira

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Envie seu Comentário