Ponta Porã, Terça-feira, 25 de abril de 2017
31/03/2017 10h

"A UFMS Campus de Ponta Porã existe e já é uma realidade", diz a gerente local

"Hoje são ofertados 4 cursos e pretendemos trazer mais um", disse a professora Claudia Carreira Rosa.

Por: Tião Prado
 
 
Professora Claudia Carreira Rosa, gerente do Campus da UFMS em Ponta Porã.

Foto: Tião Prado (Pontaporainforma) Professora Claudia Carreira Rosa, gerente do Campus da UFMS em Ponta Porã.

Foto: Tião Prado (Pontaporainforma)

A professora Cláudia Carreira da Rosa é a diretora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Ponta Porã, e foi entrevistada pelo Jornalista e radialista Tião Prado no Programa FM em Noticias na Rádio Cerro Cora 91.5 FM, de Pedro Juan Caballero, Paraguai. Cláudia falou da situação do campus na cidade, dos cursos oferecidos e das expectativas de novos cursos para os próximos anos.

Segundo Claudia, o campus de Ponta Porã conta hoje com quatro cursos de graduação, que são Pedagogia, Matemática, Ciência da Computação e Sistema de Informação e pretende, se tudo correr bem, a instalação do quinto curso até 2018.

"Estamos em pleno funcionamento, iniciando o primeiro semestre letivo de 2017, vamos receber os nossos calouros agora no começo de abril, estamos terminando o semestre de 2016, o nosso calendário está um pouco atrasado por conta da greve dos professores e o 2017 começa no dia 17 de abril, quando vamos receber os calouros dos 4 curso", disse a professora Claudia Carreira.

O campus de Ponta Porã conta com 12 salas de aula, mais laboratórios de Informática, do curso de Matemática, do curso de Pedagogia, sala para aluno, salas disponíveis aos projetos, que são; ensino e pesquisa e extensão, em torno de 33 professores que são mestres ou doutores, 19 técnicos que ajudam na administração e a expectativa é de que cada dia possam melhorar mais.

 
Foto: UFMS-PP Foto: UFMS-PP

"O Campus de Ponta Porã é uma realidade, nós viemos para ficar e pretendemos a cada dia melhorar mais e gostaríamos de falar para a comunidade que a UFMS existe em Ponta Porã, porque as vezes temos alguns problemas porque as pessoas conhecem a UEMS e não sabe que a UFMS está instalada em Ponta Porã, então gostaríamos de estar reforçando, estamos aqui e viemos para ficar e estamos fazendo um trabalho muito bom", falou Claudia Carreira.

Com relação aos novos cursos, este projeto esta em discussão, primeiro porque o país esta passando por uma crise muito grande e de acordo com a Professora Claudia, hoje precisa se juntar a necessidade de que a nossa região é muito grande e no que se precisa investir. Por enquanto a questão destes cursos estão sendo avaliadas quais as necessidades. A direção já entrou em contato com a prefeitura da cidade, o prefeito Hélio Peluffo Filho mostrou grande interesse na vinda destes novos cursos e estará encontrando a melhor forma de expandir o campus com qualidade, porque é preciso cursos novos que possa atender a comunidade e a que a qualidade seja igual aos que já tem.

A professora Claudia, informou que as primeiras propostas são em torno dos cursos de engenharia, que foi um pedido da prefeitura, mas também se tem necessidade dos cursos de licenciatura, pois é necessário qualificar os professores e melhorar a educação em todos os sentidos.

A professora Claudia Carrera pediu que as pessoas que queiram saber mais a respeito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Ponta Porã, podem fazer uma visita ao local que fica na saída para Dourados que será muito bem vindo. Pode ainda fazer um agendamento de visita pelo telefone 3437-1710 e 3437-1729.

Envie seu Comentário