Ponta Porã, Segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
03/11/2017 20h10

INTEGRA UFMS será na próxima semana com atividades abertas à comunidade

A solenidade de abertura será às 19h do dia 6 no Teatro Glauce Rocha.

Divulgação: Dora Nunes
 
 

De 6 e 11 de novembro de 2017, a UFMS promove na Cidade Universitária o INTEGRA UFMS. O encontro promoverá a integração de todas as áreas que compõem as atividades-fim da Universidade: o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Inovação, além da integração com o Ensino Médio, de modo a potencializar a educação, a ciência e a tecnologia na transformação dos alunos e da sociedade. A solenidade de abertura será às 19h do dia 6 no Teatro Glauce Rocha.

Para tanto, serão integrados no mesmo evento a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC-MS) e os encontros dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de Educação Tutorial (PET) e de Extensão Universitária (ENEX), e ainda Encontro de Empresas Juniores da UFMS. Ao todo mais de 900 trabalhos serão apresentados no Estádio Moreninho das 8h às 18h. Estarão envolvidos na atividade mais de 600 professores e cerca de 2200 alunos do ensino fundamental, médio e superior.

Atividades para toda a comunidade

Além da exposição de trabalhos no Estádio Moreninho; serão realizadas 130 atividades extras como palestras com convidados nacionais e internacionais, rodas de conversa, oficinas, visitas técnicas e mostras de materiais. As atividades serão gratuitas e abertas a todos os interessados, e ocorrerão nos períodos matutino, vespertino e noturno por todo o câmpus, englobando as mais diversas áreas do conhecimento.

Dentre as oficinas estão: produção de games 2D e 3D; parque com atividades de aventura como rapel, tirolesa, arborismo, slackline e skate; conceitos básicos de lógica de programação; visualização de formas parasitárias comuns durante análises clínicas; conhecimentos de métodos contraceptivos; de dança e princípios como criatividade, expressividade, coletividade, musicalidade e construção coreográfica; de técnicas do pilates; e de primeiros socorros; entre muitas outras.

A programação por horário e dia e as inscrições para essas atividades ainda estão disponíveis na plataforma online Even 3, no link: https://www.even3.com.br/integraufms. As vagas são limitadas.

Separadas por tipo de atividade: 45% serão oficinas/laboratórios; 18% palestras; 12% rodas de conversas/mesas de discussão; 11% visitas técnicas; 10% apresentações orais e 4 % mostras de materiais.

Conforme as áreas de conhecimento as atividades podem ser divididas em: 29% das Ciências Exatas e da Terra; 27% das Ciências da Saúde; 15% das Ciências Biológicas; 14% das Ciências Sociais Aplicadas; 6% das Ciências Humanas; 5% da Linguística, Letras e Artes; 3% das Ciências Agrárias e 1 % das Empresas Juniores.

Por programa, 35% das atividades será ofertada pela Extensão; 27% pela Pós-Graduação; 13% pelo PIBIC; 8% pelo PET; 3% pelas Empresas Juniores, 3% pelas graduações; 3% pelos consultores especiais e 8% por outros programas.

Evento

A organização do INTEGRA UFMS representa uma alteração significativa na estratégia da UFMS em relação à organização de encontros institucionais, conjugando um esforço para a integração de setores distintos da UFMS na viabilização de grandes eventos. A Coordenação Geral do encontro está a cargo do Prof. Ivo Leite, do Instituto de Química, também responsável nos últimos anos pela organização da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC-MS).

O INTEGRA UFMS abre o calendário de eventos preparatórios da Universidade na organização da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior e principal evento científico do país, que a UFMS sediará em julho de 2019, o que inclui visitas técnicas da SBPC e órgãos de fomento para verificação da estrutura e da organização.

Informações detalhadas do evento podem ser encontradas no site: integra.ufms.br.

Envie seu Comentário