Ponta Porã, Segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
29/08/2017 13h

Ponta Porã: Escola Fernando Saldanha tem projeto "Por un Brasil sin Fronteras"

Foi elaborado após a observação do rendimento escolar descrito no IDEB e tem como meta elevar esse índice

Divulgação: Dora Nunes
 
 

O projeto "Por un Brasil sin Fronteras" é fruto da necessidade de uma maior integração da comunidade escolar. Busca viabilizar um intercâmbio de conhecimentos práticos e teóricos nas disciplinas ministradas no Ensino Fundamental II.

Foi elaborado após a observação do rendimento escolar descrito no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil) e tem como meta elevar esse índice.

Deste projeto fazem parte as disciplinas ministradas no curso. É nesta perspectiva da diversidade e da multiplicidade de propostas e ações que o corpo docente, coordenação e direção lança um olhar mais crítico para os discentes.

Neste mar de possibilidades característicos da época em que estamos vivendo, talvez seja este o momento propício para refletirmos criticamente sobre a função da interdisciplinaridade na escola, oportunizando aos alunos conhecer as características dos países que fazem apresentações culturais através do tema proposto.

Os alunos de hoje estão mais ligados ao mundo das imagens, sons e das novas tecnologias, portanto com esta perspectiva pretende ensinar, valorizando a pluralidade cultural, conhecer a cultura de alguns países que fazem fronteira com o Brasil, países estes que tem a língua espanhola como língua materna.

Esse conhecimento está sendo desenvolvido em forma de projeto com as seguintes etapas: Pesquisa, Releitura de obras, estudo das capitais, mapas e bandeiras, pratos típicos, cultura dos povos, estudo das moedas, vestuário.

Finalizando com apresentação cultural: danças, desfile, paródias, degustação dos pratos típicos, poemas, jornal informativo, biodiversidades, músicas e painéis.

Para empezar um gran proyecto, hace falta valentia. Para terminar un gran proyecto, hace falta perseverança.

Neruda

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire.

Diretor: Leandro Pereira da Silva

Diretora Adjunta: Marjorie Antonietta Lageano

Coordenadora Pedagógica: Edilma Aparecida Rodrigues Ferreira

Professora Idealizadora do projeto: Wanusa Velho Garbiati

Turmas envolvidas: Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano

Envie seu Comentário