Ponta Porã, Terça-feira, 16 de janeiro de 2018
20/10/2017 14h10

Ponta Porã realiza provas de avaliação do Ensino Básico

É a prova nacional do Sistema de Avaliação do Ensino Básico aplicado na rede municipal

Divulgação
 
 
Prefeito Hélio Peluffo visitou curso de capacitação dos aplicadores da prova Prefeito Hélio Peluffo visitou curso de capacitação dos aplicadores da prova

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza no período de 23 a 27 deste mês, a prova de avaliação do ensino básico. A seretária-adjunta de Educação e coordenadora do SAEB no município, professora Mirta Eloísa Landolfi explicou que a prova é aplicada em todo o país como método de avaliação da qualidade no ensino nas cidades na Rede Municipal de Ensino.

A coordenadora explicou que a partir de 2017, passarão a fazer as avaliações do Saeb todas as escolas públicas (aplicação obrigatória) e privadas (adesão voluntária), de zonas urbanas e rurais, e com pelo menos dez estudantes matriculados em turmas regulares na 3ª série do Ensino Médio (ou 4ª série do Ensino Médio quando esta for a série de conclusão da etapa).

O Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um sistema composto por três avaliações externas, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a educação básica do Brasil.

Na manhã desta sexta-feira, 20, na sede do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTem) ocorreu a capacitação de professores aplicadores da prova. O prefeito Hélio Peluffo visitou o curso, agradeceu o empenho dos educadores e destacou a importância da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino na Rede Municipal de Ensino.

Mirta Landolfi explicou que o resultado dessas avaliações é usado para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que também é calculado a partir dos dados de aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e fornece, portanto, indícios sobre a qualidade de ensino oferecido nas escolas de todo o país.

A partir de 2018, todas as escolas que participarem da aplicação censitária do Saeb e que cumprirem critérios determinados terão seu Ideb calculado. O índice é divulgado a cada dois anos e, com o encerramento da divulgação do ENEM por Escola, a população terá uma avaliação mais ajustada das instituições de ensino brasileiras.

A partir desse indicador, as escolas e/ou sistemas podem formular (ou reformular) suas políticas, visando à "melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino", segundo o portal do Inep.

Envie seu Comentário