Ponta Porã, Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
06/07/2017 15h20

Independente Futebol Clube completa 77 anos

O clube nasceu na década de 40, através da iniciativa do comerciante argentino Raul Cafarena e um grupo de desportista.

Por: Tião Prado
 
 
Divulgação Divulgação

Segundo os saudosistas do esporte de Pedro Juan Caballero, nesta quinta-feira, dia 6 de julho, o Independente Futebol Clube esta completando 77 anos de fundação, sempre presente nos grandes evento esportivos da cidade e do pais.

O clube nasceu na década de 40, através da iniciativa do comerciante argentino Raul Cafarena e um grupo de desportista.

A fundação da entidade esportiva aconteceu na casa do senhor Michel Bittar, na rua Mariscal Estigarribia com Carlos Lopes. Neste dia foi decidido que as cores seriam branco e preto, com listras verticais.

Segundo o historiador pedrojuanino Romildo Moreira Vilanueva, a primeira camisa que o clube usou foi a de cor vinho, a mesma cor utilizada pela seleção da Venezuela que na época foi doada por um vizinho do local.

Demorou um pouco para se usar o uniforme branco e preto, uma vez que na época os uniformes eram fabricados na capital do país, Assuncion, e demorava muito para trazer para a fronteira devido as dificuldades de transportes. O uniforme oficial só foi usado na segunda rodada do campeonato local.

Sob a presidência do desportista Paulo Winckler, o clube conseguiu uma série de títulos locais e internacionais, nas mais diferentes categorias e modalidades.

Encarando todas as dificuldades possíveis e imagináveis Paulo ‘Paraguaio’ Winckler, como é carinhosamente chamado, fez grandes investimentos nas categorias de base formando atletas desde as categorias iniciais até a principal, sendo que este fator levou a equipe a ganhar um grande reconhecimento no mundo esportivo.

Atualmente a instituição desenvolve desportivas nas categorias: Futebol de campo oficial, futsal, escolas de futebol, com campos iluminados para a pratica no período noturno.

Também participa de eventos nas categorias, basquetebol, handebol e voleibol onde sempre consegue ótimos resultados, sendo que os atletas participam destes eventos com muita garra e amor, levando assim alto o nome da instituição desportiva.

Para os próximos anos o clube Independente vai colocar em pratica um projeto importante e audacioso que será a construção da sua sede social, onde todos os sócios e torcedores terão um lugar para suas festas e comemorações sociais.

 

Envie seu Comentário