Ponta Porã, Segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
11/09/2017 17h20

4º Batalhão de Ponta Porã realiza balanço das ações durante o "Black Friday"

Em torno de 120 mil turistas brasileiros e estrangeiros visitaram as cidades fronteiriças durante o período

 

Durante o período de promoções, parceria entre a polícia brasileira e paraguaia garantiu a tranquilidade dos participantes.

O Black Friday Fronteira, que já ocorre há seis anos nas cidades vizinhas e sempre leva um número enorme de turistas para a região, em busca de descontos de até 50% no preço dos produtos ofertados, aconteceu entre os dias 7 e 10 de setembro nas lojas do lado paraguaio e, no Brasil, nos dias 8 e 9 do mesmo mês.

Segundo balanço da Câmara de Indústria, Comércio e Turismo de Pedro Juan Caballero e da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, divulgado pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, Sr. Amauri Ozório Nunes, este ano, a quantidade de visitantes brasileiros e paraguaios no evento superou todas as expectativas. Em torno de 120 mil turistas brasileiros e estrangeiros visitaram as cidades fronteiriças durante o período, o que teria movimentado cerca de U$ 35 milhões de dólares no comércio da fronteira. Diante da grande quantidade de turistas, os hotéis da região ficaram lotados e a gasolina chegou a se esgotar em alguns postos de combustíveis.

Para prevenir qualquer tipo de incidente negativo, as forças policiais dos dois países contaram com um contingente maior de policiais, que realizaram ações em conjunto para garantir a segurança dos moradores e também dos turistas que estiveram presentes na fronteira. Policiais do 3º e 16º Batalhões vieram designados pelo Comando de Policiamento de Área 1 para reforçar o policiamento ostensivo, o que contribuiu para os resultados favoráveis quanto à preservação da ordem pública e da tranquilidade de todos que participaram do evento.

Durante os quatro dias de policiamento, um total de 389 pessoas e 246 veículos foram abordados e checados. Além do policiamento em pontos específicos e das abordagens, os policiais militares não deixaram de atender outras ocorrências pertinentes ao serviço diário.

Importante destacar que durante todo o período nenhum fato negativo relacionado à segurança do evento e dos visitantes foi registrado durante o período. Um único fato relacionado ao "Black Friday" foi registrado, sendo este um Desacato, ocorrido no primeiro dia do evento, na Avenida Brasil, área central do município, no qual um cidadão em visível estado de embriaguez teria feito gestos obscenos a uma Guarnição da Polícia Militar.

O comandante do 4º BPM, Tenente Coronel Waldomiro Centurião Machado, avaliou como extremamente positivo o balanço das ações do 4º Batalhão e assegurou que a integração das forças de segurança das cidades vizinhas deve continuar, a fim de garantir a manutenção da tranquilidade pública da região fronteiriça. "Estes resultados são frutos do trabalho em parceria e do direcionamento das ações, a exemplo da intensificação do policiamento ordinário em locais estratégicos"– avaliou o Comandante.

Envie seu Comentário