Ponta Porã, Domingo, 22 de abril de 2018
31/12/2017 05h10

Vida animal: Onça é capturada em mata perto de condomínio em Goiânia

Segundo o Ibama, a equipe de nove profissionais identificou os rastros da onça e soltou quatro cães treinados para captura de felinos.

G1
 
 
Onça-pintada que estava perto de condomínio que fica em Goiânia - Foto: Ibama/Divulgação Onça-pintada que estava perto de condomínio que fica em Goiânia - Foto: Ibama/Divulgação

Um vídeo registra o momento em que uma onça-pintada é capturada em uma mata perto de um condomínio fechado na região do Morro do Mendanha, em Goiânia. A gravação mostra o animal acuado em cima de uma árvore. Em seguida, um dos biólogos atirou um sedativo no felino, que pulou no chão e foi imobilizado.

As imagens foram gravadas por uma equipe do Instituto Onça-Pintada, na quinta-feira (28). A entidade reforçou as buscas pelo animal, que era procurado há 10 meses pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na região.

Segundo o Ibama, a equipe de nove profissionais identificou os rastros da onça e soltou quatro cães treinados para captura de felinos. Os cachorros que localizaram a árvore onde o bicho estava. Ninguém se feriu. O animal é macho e pesa 84 kg. De acordo com o Instituto Onça-Pintada, o felino tem 3 ou 4 anos de vida.

Os biológos colocaram na onça uma coleira com GPS para monitoramento. Inicialmente, a equipe levou o bicho ao Zoológico de Goiânia, onde ficou sem contato com outros animais. Depois, o felino foi levado ao Vale do Araguaia, onde o soltaram.

BUSCAS

Desde fevereiro, equipes do Ibama tentavam capturar a onça, pois fazendeiros do Morro do Mendanha reclamaram que já tinham perdido bezerros e cães por causa do animal. Inclusive, em um vídeo, eles mostram as pegadas do bicho.

No último dia 10, imagens de câmeras de segurança registraram a onça passeando no condomínio de casas. Na ocasião, o presidente da associação dos moradores, Ademilson Salomão, afirmou que a onça já havia sido vista outras duas vezes em menos de um mês no local, que tem cerca de 450 mil metros de área verde.

O animal chegou a ser flagrado por câmeras de monitoramento do Ibama, mas não caiu nas armadilhas instaladas. Segundo o instituto, a onça se estabeleceu na região por ter fácil acesso a água e vários animais silvestres.

Moradores da região ficaram aliviados ao saber que o animal havia sido capturado. "A presença da onça vinha afetando diretamente a vida dos moradores. Os pais não deixavam os filhos andarem livremente pelo condomínio, quem fazia caminhada pelas ruas ou pelo parque ecológico parou de ir. Tenho recebido vários telefonemas, mensagens e e-mails das pessoas e acredito que tudo vai voltar ao normal", afirmou Salomão.

O vídeo da captura pode ser assistido neste link. Abaixo tem o vídeo que captou a entrada da onça-pintada no condomínio fechado.

Envie seu Comentário