Ponta Porã, Segunda-feira, 21 de maio de 2018
24/04/2018 16h40

´Ensaio aberto´ leva musicalidade às escolas em Ponta Porã

Escola de Música Dona Iracema garante oportunidade para jovens exporem talento

Divulgação
 
 
Projeto Musicalidade é apresentado nas escolas (Foto Divulgação) Projeto Musicalidade é apresentado nas escolas (Foto Divulgação)

A prefeitura de Ponta Porã, através da Fundação de Cultura e Esportes de Ponta Porã (Funcespp) vem desenvolvendo projeto ´Ensaio Aberto´, levando a musicalidade às escolas, oportunizando aos alunos vivenciar as apresentações em público. A banda de música ´Isaac Borges Capilé´ leva o projeto às escolas da rede municipal de ensino, com apoio da Secretaria de Educação e desenvolvido pela Fundação de Cultura e Esportes de Ponta Porã através da escola de música ´Dona Iracema´.

O projeto atende anseio do prefeito Hélio Peluffo de oportunizar aos jovens acesso à cultura. A primeira ideia do prefeito Hélio era simplesmente abrir uma escola de música visando oportunizar talentos a ter um espaço e assim, terem condições de praticar as habilidades. Mas, o projeto inicial ganhou proporções além da oportunidade, sendo mecanismo para que sonhos sejam realizados e um caminho aberto para uma vida profissional futura, quem sabe.

E assim, o prefeito Hélio criou a Escola Municipal de Música ´Dona Iracema´, uma homenagem à empresária Iracema Peralta Hernandez, falecida em dezembro passado e que deixou um legado de paixão pela cultura, especialmente pela música. A Escola de música foi inspirada no modelo até então existente, mas que simplesmente repassava aulas com instrumentos musicais. Agora, a Escola quer algo a mais, sendo porta de entrada para os jovens colocarem seus sonhos e buscarem um caminho profissional.

A diretora da Escola Municipal de Música ´Dona Iracema´, Maria Celma Giminiano Pelusch destaca que todas as escolas da rede municipal de ensino estarão interligadas com as aulas, oportunizando a todos os estudantes vagas. Além da secretaria de Educação, a nova escola musical de Ponta Porã também tem parceria com a secretaria de Assistência Social, através dos projetos de violino e harpa.

A escola está subdividida nas aulas de violão, dança musical, ´flauta doce´ com musicalização e a banda ´Isaac Borges Capilé´, o degrau máximo para compor esse agrupamento que definitivamente conquistou o coração do pontaporanense com suas apresentações nos mais diferentes eventos e solenidades.

As aulas de violão têm como instrutor o professor Gustavo Mattos da Silva; a de balizas com a professora Larissa Kersting; o professor Antonyelle Martins é o responsável pelo projeto flauta doce, enquanto que o professor Rafael Rodrigues do Nascimento da banda I.B.C..

O maestro Jucilei Inácio Martins é o coordenador da Escola de Música. Atualmente são 63 alunos envolvidos diretamente nas aulas, mas a partir deste ano as vagas serão ampliadas para todos os alunos da rede municipal de ensino, já havendo uma readaptação para inclusão de todos os estudantes interessados em integrar a escola musical.

A banda possui mais três professores em seu quadro. Luana Palácios Escobar (palhetas), Eduardo de Souza Benites (metais) e Pablo Alexandre Gimenes Cristaldo (percussão). Já Fábio Ledesma Barbosa é o professor de projetos.

O coral da Melhor Idade também integra o corpo da escola de música. O aluno Jorge Samudio, de 11 anos, é apaixonado pelo trompete e quando soube que poderia ter acesso ao instrumento na escola, não pensou duas vezes e pediu aos pais para inscrevê-lo.

Envie seu Comentário