Ponta Porã, Domingo, 21 de janeiro de 2018
18/11/2017 13h

Bodoquena recebe investimento da Funasa para água em assentamentos

240 famílias irão usufruir do benefício.

Divulgação: Dora Nunes
 
 

O município de Bodoquena recebeu no último dia 16 de novembro, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual em Mato Grosso do Sul (Suest/MS), recursos provenientes Governo Federal, referentes à segunda parcela de convênio no valor de R$ 251.457,34, para continuação das obras de abastecimento de água para três assentamentos.

O financiamento, que tem a contrapartida do município, num convênio firmado pelo TC 898/13 PM, se destina à sistemas de abastecimento de água para os assentamentos de Sumatra, Campina e Canaã, nos quais, 240 famílias irão usufruir do benefício.

As construções contam com a perfuração de poços tubulares profundos para captação de águas subterrâneas, capacitados com o selo de proteção sanitária, que obedecem aos padrões técnicos exigidos garantindo assim água de qualidade aos moradores das localidades.

Além disso, as obras são formadas por instalação de conjunto de moto-bombas, quadros de comandos completos, reservatórios metálicos tipo taça, fixadores de para-raios, revestimentos internos e externos, entre outros itens que farão com que os 940 assentados desfrutem do precioso líquido livre de impurezas, evitando assim, diversos tipos de doenças.

O superintendente da Funasa em Mato Grosso do Sul, Marco Aurélio Santullo, afirma que "os convênios possibilitam mais qualidade de vida e melhorias sanitárias às nossas comunidades rurais. Sem esse benefício ou uma água com qualidade, com certeza, essas famílias enfrentariam dificuldades até para sua sobrevivência, perecendo cada vez mais com doenças, aumentando, ainda, os gastos com saúde".

O valor total dessa obra do sistema de abastecimento de água dos três assentamentos é na ordem de R$ 502.914,67. Este atual repasse se classifica como segunda e última parcela liberada pela Funasa ao município, para que em muito breve as comunidades desfrutem do conforto de uma água saudável. Bodoquena está localizada na região sudoeste de Mato Grosso do Sul e a 215 Km de Campo Grande, a capital.

Envie seu Comentário