Ponta Porã, Segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
09/02/2018 14h30

Ponta Porã: Prefeito Hélio destaca programa regional de desenvolvimento

Seminário apresentado pelo Sebrae/MS destaca potencialidades regionais; Ponta Porã é pólo

Divulgação
 
 

O prefeito Hélio Peluffo participou na noite de quarta-feira, dia 07, da apresentação do programa de desenvolvimento regional lançado pelo Sebrae-MS destacando as potencialidades regionais. O município de Ponta Porã é pólo sediando base para grupo de debates previsto no cronograma para ser colocado em prática. Com foco na integração dos territórios, o Sebrae lança o Programa LIDER – Liderança para Desenvolvimento Regional – Fronteiras e Pantanal de Mato Grosso do Sul.

O encontro em Ponta Porã aconteceu quarta-feira (07) no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomes, com a presença de representantes da sociedade civil organizada, empresários e empreendedores.

O objetivo é preparar lideranças que formarão ao final do processo um grupo de trabalho responsável por alinhar as demandas dos planos locais, manter a convergência das políticas públicas municipais e de fomentos estaduais e nacionais voltadas ao empreendedorismo.

O prefeito Hélio Peluffo discorreu no encontro e afirmou que a administração municipal tem como principal objetivo preparar a cidade para o futuro, focando as potencialidades. Hélio apresentou números acerca da arrecadação e o contexto a qual Ponta Porã está inserido.

O prefeito também falou da importância do programa lançado pelo Sebrae no sentido de fomentar o debate sobre desenvolvimento estratégico. "Tenho dito que não basta mais apenas ter conhecimento, é preciso compartilhar as informações para um número cada vez maior de pessoas", enfatizou.

O Programa Lider é uma metodologia de mobilização que trabalha as três dimensões da competitividade: a Sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

De acordo com Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae/MS, o objetivo é não só envolver lideranças oficiais constituídas, como prefeitos e representantes de associações e sindicatos, mas também "empresários, líderes comunitários, dentre outros cidadãos que influenciam nos rumos da comunidade".

O projeto LIDER já está consolidado em municípios dos estados do RS, SC e MG; com fase de implementação em MS, PE, BA e GO. Em Mato Grosso do Sul, desde o ano passado é desenvolvido na região Costa Leste, que abrange Três Lagoas e municípios vizinhos.

O encontro contou com palestra proferida pelo facilitador do Sebrae, Augusto Portugal tendo como tema ´O Brasil que queremos é o futuro que faremos". O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça discorreu sobre os objetivos e agradeceu a acolhida recebida em Ponta Porã. Edison Ferreira de Araújo, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae e presidente do sistema Fecomércio abordou a importância da ampliação dos debates acerca das potencialidades regionais.

Participaram da apresentação do projeto, os secretários municipais Dário Honório (Desenvolvimento Sustentável), Leny Klais (Educação), Mirta Landolfi (adjunta Educação), Vera Lúcia Oliveira (Assistência Social), presidente da Câmara Municipal, vereador Candido Gabínio, vereadora Annie Espíndola, vereadora Neli Abdulahad, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, Amauri Ozório Nunes, além de representantes dos mais diferentes segmentos representativos da sociedade.

Envie seu Comentário