Ponta Porã, Domingo, 20 de maio de 2018
05/02/2018 15h50

Prefeitura de Ponta Porã sedia curso sobre decibelímetro

Curso qualifica para atuar no controle da poluição sonora

Divulgação
 
 
Foto Lécio Aguilera Foto Lécio Aguilera

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, sediou curso sobre decibelímetro contando com a presença dos órgãos fiscalizadores como Guarda Civil Municipal, agentes de trânsito, fiscais ambientais, do 4º Batalhão de Polícia Militar. A presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Eliane Gomes salientou que o curso visa capacitar os agentes fiscalizadores quanto as atualizações da legislação brasileira.

O curso também qualifica quanto a atuação no controle da poluição sonora. A palestra foi proferida pelo sargente da Polícia Ambiental de Dourados, Cícero Fabrini Dias de Almeida.

O decibelímetro, ou sonômetro ou medidor de nível de pressão sonora (MNPS), é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora , e, consequentemente, da intensidade, do som, já que o nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro, quando ponderada.

Deve-se salientar que o termo "decibelímetro", embora utilizado correntemente no Brasil em alguns contextos mais leigos, é considerado inadequado e mesmo errado, se for aplicado em textos e outros documentos técnicos. Por exemplo, o site do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - não menciona o termo decibelímetro para o referido instrumento de medição, mas tão somente o medidor de nível de pressão sonora.

Envie seu Comentário