Ponta Porã, Domingo, 20 de maio de 2018
06/02/2018 13h10

Presidente Nacional da Funasa inaugura obra de tratamento de esgoto em Costa Rica/MS

A obra conta investimento da Funasa no valor de R$ 3,5 para melhoria da qualidade de vida de Costa Rica

 
 

O Presidente Nacional da Fundação Nacional de Saúde, Rodrigo Sergio Dias, esteve na última sexta-feira, 02.02, em Mato Grosso do Sul, para a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Costa Rica-MS, atendendo a um convite do Superintendente da Funasa em Mato Grosso do Sul, Marco Aurélio Santullo, devido aos grandes investimentos e parcerias exitosas na liberação de recursos para investimentos em obras no estado.

Juntamente com autoridades como o Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, a deputada federal Tereza Cristina, a senadora Simone Tebet, o senador Waldemir Moka,o deputado estadual Junior Mochi, o prefeito Waldeli Rosa, autoridades locais, servidores e comunidade, Rodrigo Sergio Dias e Marco Aurélio Santullo inauguraram a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto do município, obra esta construída com recursos destinados da Funasa na ordem de R$ 3.599.250,21, que conta, ainda com a contrapartida da prefeitura.

Com vazão de 50 litros por segundo esta obra é constituída por tratamento preliminar formador por gradeamento, desarenador, calha Parshall, reator anaeróbico de lodo fluidizador (Ralf) e filtro anaeróbico. Segunda a Funasa em Mato Grosso do Sul a nova estação de tratamento de esgoto beneficiará toda a população de Costa Rica. Essa obra ampliará a rede de esgoto e também irá garantir a desativação da antiga lagoa de tratamento da cidade.

Segundo a deputada federal Tereza Cristina, presente na cerimônia, "a Funasa é um dos órgãos federais com representatividade no Mato Grosso do Sul, a que mais temos estabelecido parcerias e por meio de emendas temos levado rede de distribuição de água a inúmeros assentamentos e acabado com a espera de anos de muitos produtores. Agora essa união está sendo ampliada, possibilitando também que as cidades tenham rede esgoto".

O Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, elogiou a Funasa ressaltando que o jovem dirigente da instituição tem realizado um excelente trabalho frente ao órgão do Governo Federal, com grandes ações de promoção ao saneamento em todo o País.

O prefeito Waldeli dos Santos Rosa destacou a competência da superintendência estadual da Funasa em Mato Grosso do Sul em relação aos trâmites dos processos de convênios para celeridade de obras como a de seu município: "atualmente estamos tendo um atendimento com agilidade, rápida aprovação de propostas e encaminhamentos na Fundação no estado. Isso mostra o ótimo trabalho da atual gestão, então fica aqui nosso agradecimento ao superintendente Marco Aurélio Santullo e ao presidente nacional Rodrigo Sergio Dias".

Uma das preocupações do município na promoção do tratamento do esgoto sanitário é diminuir o sofrimento devido à falta de saneamento básico, que tem como maiores vítimas as crianças. Segundo o senador Waldemir Moka, "muitas chegam a perder a vida por doenças como desidratação, mas agora o povo de Costa Rica conta com dignidade e qualidade em saúde", disse o parlamentar.

Durante a cerimônia, o presidente nacional da Funasa, Rodrigo Sergio Dias, ressaltou que "é uma honra inaugurar uma obra desse porte, no valor de três milhões e quinhentos mil reais, oriundos de recursos do Governo Federal, a qual observamos que será muito bem administrada pelo prefeito, proporcionando, dessa maneira, melhor qualidade de vida aos habitantes de Costa Rica". Segundo Dias, investimentos em empreendimentos como esgotamento sanitário, ou ainda como como o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, também inaugurado nessa cerimônia, são obras na área da saúde que irão trazer ganhos na saúde não só dos habitantes da cidade, mas de toda comunidade sul-mato-grossense.

Rodrigo Dias, aproveitou o ensejo e como representante do Ministério da Saúde, parabenizou ao município pela inauguração do Centro de Atenção Psissocial, às autoridades locais, à comunidade e ao senador Moka, responsável pela emenda que liberou recursos para construção desse núcleo. De acordo com Dias, "todos os cidadãos têm condições de ter uma vida digna, tranquila, pois doenças mentais são doenças curáveis e como membro do Governo Federal, agradeço aos parlamentares por esse cuidado com a saúde pública". Além da estação de tratamento de esgoto e entrega do Caps à população, o presidente da Funasa e o superintendente estadual da Suest/MS, Marco Santullo, também participaram das cerimônias da entrega de um campo de futebol com gramado sintético e pavimentação asfáltica do Jardim Novo Horizonte.

Envie seu Comentário