Ponta Porã, Quarta-feira, 22 de novembro de 2017
18/10/2017 06h20

Censo revelará dados técnicos sobre Ponta Porã

As informações levantadas irão proporcionar que a administração municipal planeje ações com base em dados atuais e condizentes com a atual realidade da cidade.

Divulgação (TP)
 
 
Técnicos fazem levantamento prévio das ações nas visitas (Foto Lécio Aguilera) Técnicos fazem levantamento prévio das ações nas visitas (Foto Lécio Aguilera)

O censo imobiliário e a revisão do Plano Diretor de Ponta Porã trará e revelará dados técnicos sobre o município nas mais diferentes áreas. A equipe de profissionais visitarão toda a área urbana, rural e distritos, visando coletar os dados que formarão parte do sistema de dados a ser implantado. A prefeitura de Ponta Porã está realizando o projeto de Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e Revisão do Plano Diretor.

Este projeto é uma iniciativa da prefeitura e tem como objetivo fortalecer o planejamento estratégico e a gestão pública por meio da implantação de um Sistema de informações geográficas que irá possibilitar a integração de dados de diferentes secretarias para compartilhar as informações e subsidiar a tomada de decisão de ações e projetos municipais beneficiando a população e fortalecer a gestão pública.

A fase atual do projeto consiste na elaboração de um mapa urbano atualizado e o levantamento de dados e informações da cidade como a localização correta de áreas públicas, áreas verdes, sistema viário, imóveis, praças, entre outras. As informações serão levantadas a partir da visita de um cadastrador de campo para realizar o levantamento fotográfico dos imóveis e das áreas de interesse municipal e o levantamento de dados e informações de domicílios, comércio, proprietários/locatário e da infraestrutura urbana da cidade.

A administração municipal precisa conhecer melhor o município que cresceu muito nos últimos anos. O recadastramento irá atualizar informações em todos os bairros da cidade. Com informações atualizadas, a Prefeitura terá subsídios para melhor planejar os serviços urbanos e de infraestrutura, melhorar a comunicação e o atendimento ao cidadão, direcionar os recursos públicos para obras e serviços de habitação, meio ambiente, segurança pública, transporte, rede viária, saúde, educação e regularização fundiária, entre outros.

 
(Foto Lécio Aguilera) (Foto Lécio Aguilera)

Alguns benefícios esperados

As informações levantadas irão proporcionar que a administração municipal planeje ações com base em dados atuais e condizentes com a atual realidade da cidade. Com informações atuais, os gestores poderão investir mais em habitação, saúde, transporte, meio ambiente, entre outros.

Com dados atualizados e condizentes com a realidade, a administração irá promover uma justiça fiscal perante a população, com a possibilidade de ampliar benefícios e isenções tributárias à população de baixa renda.

Disponibilizar as informações para os órgãos públicos e para a sociedade em geral. respeitando a segurança e confidencialidade. Aumentar a agilidade de serviços voltados para o cidadão, uma vez que as informações poderão ser disponibilizadas pela internet. Os dados irão subsidiar a revisão do Plano Diretor, que por sua vez, é um instrumento de gestão que orienta a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana de Ponta Porã.

Como será realizado o recadastramento

As atividades serão realizadas por profissionais identificados com crachás e coletes na cor azul. Os coletes terão a logomarca da prefeitura e fornecerá um numero telefônico para contato no caso de dúvida e/ou esclarecimentos.

Todos os imóveis serão visitados para o levantamento fotográfico das fachadas. Não será necessária a entrada dos cadastradores nos imóveis, salvo em casos excepcionais. O acesso do pesquisador no imóvel irá ocorrer mediante autorização da Prefeitura, e apenas para conferencia da delimitação física do imóvel.

Envie seu Comentário