Ponta Porã, Sábado, 24 de fevereiro de 2018
25/01/2018 14h30

Funcionários do Hospital Regional de Ponta Porã recebem treinamento sobre o uso de proteção auditiva

O treinamento foi ministrado no Hospital Regional pela fonoaudióloga Isabela Pini, da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) de Ponta Porã.

 
 

Colaboradores de três setores do Hospital Dr. José de Simone Netto receberam treinamento sobre os cuidados com o ouvido, audição e o uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI). O treinamento foi ministrado no Hospital Regional pela fonoaudióloga Isabela Pini, da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) de Ponta Porã.

Durante a palestra, realizada na terça-feira (23), foram abordados temas como a prevenção e a importância do uso correto do plug e abafadores de som, que fazem parte do EPI. Esses aparelhos devem ser usados por funcionários que são expostos a ruídos constantes, como é o caso dos que trabalham nos setores da lavanderia, hotelaria e manutenção do hospital.

A fonoaudióloga explicou sobre como manusear de forma correta o protetor de ouvido e a importância dele na prevenção de doenças. "Nosso objetivo é orientar e prevenir. O maior intuito é conscientizá-los do uso do equipamento de proteção já que, infelizmente, a maioria dos funcionários não dão valor a esse tipo de equipamento", ressaltou.

Também foi explicado sobre como realizar a limpeza dos protetores auriculares, e as possíveis doenças que podem ser causadas pela falta do uso da proteção em ambientes com ruídos. "O uso correto dos protetores auxilia na preservação da audição a curto, médio e longo prazo. Mas é bom estar atento a higienização do mesmo. Não é recomendado misturar o protetor com as roupas sujas ou deixar eles expostos a poeira. Se possível coloque um marcador, para cada canal auditivo", orientou Isabela.

A camareira Adriane Froes, que trabalha próximo a ruídos de máquinas na lavanderia do Hospital Regional, participou do treinamento. "Gostei muito das orientações, foram bem esclarecedoras. É muito importante cuidarmos da saúde dos nossos ouvidos e com certeza vai nos ajudar a prevenir e preservarmos a nossa audição", contou.

"Tudo é válido numa palestra de grande importância como essa. Principalmente para nós que trabalhamos o todo tempo com ruídos durante as manutenções. Pudemos aprender como cuidar melhor da nossa saúde e evitar danos no futuro", comentou Leabiu Araújo, do serviço de manutenção de equipamentos médicos.

A fonoaudióloga ainda alertou que os profissionais devem usar a proteção auricular sempre durante o trabalho, e não apenas de vez esporadicamente. "Essa conscientização é muito importante, pois uma vez perdida a audição, não tem volta, então é melhor se prevenir", concluiu.

Envie seu Comentário