Ponta Porã, Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
27/10/2017 06h50

Ponta Porã: Outubro Rosa terá extensa programação neste sábado

Atividades de Encerramento do Outubro Rosa será no Centro de Especialidades Dr João Kayatt

Divulgação (TP)
 
 

A população de Ponta Porã fronteira com Paraguai, terá acesso a uma intensa e extensa programação como parte do encerramento da Campanha Outubro Rosa, que acontece nesse sábado (28), a partir das 08h00 no Centro Regional de Especialidades Dr João Kayatt.

O evento é uma realização da Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Sesc/Saúde Mulher com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã e Secretaria Municipal de Educação/Pronatec.

A programação terá atendimento de rastreamento de câncer de mama e colo do útero - Mamografia e Preventivo–SESC, que estará disponibilizando 24 exames de mamografias, 28 exames de preventivo/papanicolaou, por ordem de chegada e retirada de fichas.

Conforme informou a organização do Outubro Rosa, as pacientes precisam apresentar os documentos pessoais: RG, CPF, Comprovante de Residência e cartão do SUS.

O espaço de estacionamento do Centro de Especialidades Dr João Kayatt, contará com 06 tendas que serão disponibilizadas para os parceiros do Outubro Rosa, objetivando oferecer atividades esportivas, culturais, orientação tratando da importância dos exames preventivos e o processo de tratamento, bem como palestras e oficinas, aferição de Pressão Arterial e Índice de massa corporal (IMC), enfatizando a obesidade como um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama – Técnico de Enfermagem PRONATEC; Prevenção ao uso de tabaco, conscientização e sensibilização da população quanto aos malefícios do tabaco – CAPS AD, Orientação e avaliação nutricional, oferecer café da manhã nutritivo, ensinando sobre a prevenção através da alimentação saudável – Curso de Nutrição;Beleza e Saúde, oferecer de atendimentos de corte de cabelo, maquiagem, unhas, enfatizando o equilíbrio entre o bem-estar e saúde – Curso Estética.

 
O Sesc Saúde Mulher está em Ponta Porã onde realiza, gratuitamente, exames para prevenção do câncer de mama e de colo uterino, além de ações educativas. O Sesc Saúde Mulher está em Ponta Porã onde realiza, gratuitamente, exames para prevenção do câncer de mama e de colo uterino, além de ações educativas.

Outubro Rosa

É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro,pois seu símbolo é um laço rosa.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, em levantamento apresentado no ISPOR.[1] em 2017, que ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste período. Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter em língua portuguesa mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.[2] Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Em vários lugares do mundo principalmente nos EUA o outubro rosa é caracterizado por monumentos da cor rosa.

Envie seu Comentário