Ponta Porã, Quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
29/08/2017 15h30

Ponta Porã: Profuncionário recebe bombeiros para instrução de primeiros socorros e prevenção a incêndio

A participação dos bombeiros ocorreu no último sábado nas dependências da Escola Estadual Adê Marques

Divulgação: Dora Nunes
 
 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi especialmente convidada para repassar instruções de primeiros socorros e prevenção a incêndios nas escolas públicas de Ponta Porã. O evento fez parte da programação do Profuncionário, programa educacional que reúne servidores administrativos das escolas das redes estadual e municipal.

A participação dos bombeiros ocorreu no último sábado nas dependências da Escola Estadual Adê Marques e contou com a participação dos alunos dos cursos de Infraestrutura e Alimentação Escolar.

O objetivo foi repassar noções básicas de primeiros socorros e prevenção e combate a incêndio, com aulas teóricas e práticas oferecidas pela equipe ABR- Auto Bomba Rápida, formada pelos sargentos Ilson, Ribas e Rigoberto.

Os tutores Eliana Vargas e Nivalcir Pereira de Almeida informaram que dentre os objetivos, destacam-se os seguintes: o principal objetivo dos primeiros socorros é salvar vidas; é proteger a vítima contra maiores danos, até a chegada do atendimento especializado. Assim no treinamento foram repassadas orientações para que os profissionais que atuam nas escolas tenham condições de: reconhecer situações que ponham a vida em risco; aplicar técnicas de atendimento adequado sempre quando necessário; controlar focos de sangramento; tratar de outras condições que ponham a vida em risco; minimizar o risco de outras lesões e complicações à vítima, evitar focos de infecções; deixar a vitima o mais calma e confortável possível; providenciar atendimento especializado o mais precoce possível.

No caso do uso dos extintores para prevenção e combate a incêndios, foram repassadas informações capazes de propiciar conhecimentos de prevenção e extinção de princípios de incêndio e da correta utilização de extintores, hidrantes e outros.

Os bombeiros também repassaram informações sobre a utilização correta dos botijões de gás existentes nas cozinhas em que é preparada a alimentação dos alunos. Neste caso, a equipe do 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4º GBM) realizou uma simulação de vazamento de gás, para conscientizar os trabalhadores da educação dos riscos existentes no manuseio de gases, preparando-os para sempre se antecipar a possíveis falhas, evitando assim incidentes e acidentes, visando conservar o patrimônio da infraestrutura predial e principalmente a saúde e segurança dos colaboradores que transitam pelos ambientes com gases.

Os tutores agradeceram pela presença dos bombeiros destacando esta parceria que sempre proporciona o repasse de informações valiosas para as vidas dos servidores da Educação bem como dos alunos que frequentam diariamente as escolas. "Foi uma atividade muito proveitosa, proporcionando, através da interação com os nossos alunos, o repasse de informações valiosas. Queremos agradecer ao Corpo de Bombeiros pela parceria e também à proprietária da empresa Ezzimia Comércio de Extintores, Cleusa Trindade Leite, que nos apoiou fornecendo gratuitamente os equipamentos necessários para as atividades desenvolvidas pelos bombeiros", frisou a tutora Eliana Vargas.

Envie seu Comentário