Ponta Porã, Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
27/07/2017 06h30

Ponta Porã: Prefeitura compõe Comitê de Enfrentamento a Dengue

Ação é antecipada para combate ter início o mais rápido possível, antes do período crítico.

Divulgação (TP)
 
 
 (Foto Lécio Aguilera) (Foto Lécio Aguilera)

Ponta Porã volta a contar com ações concretas e objetivas de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. A prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde, está recompondo a formação do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Mosquito Aedes.

Na gestão passada houve a desativação desse importante mecanismo de ação contra a proliferação da dengue. E a retomada dos trabalhos está sendo antecipada ao período de chuvas que deve começar em meados de setembro, quando a dengue torna-se um dos principais inimigos da saúde pública.

O prefeito Hélio Peluffo e o secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi recepcionaram representantes dos mais diferentes segmentos da sociedade como Exército Brasileiro, entidades de classe, associações, vereadores, secretários municipais, servidores públicos municipal, estadual e federal para a formação do Comitê, que será o ponto central das ações a serem desencadeadas.

O prefeito Hélio Peluffo falou da importância do trabalho, principalmente na conscientização da população quanto aos cuidados básicos necessários. "O combate a dengue precisa começar em casa", disse, citando que 80% da possibilidade de contrair a doença está dentro de nossas casas. "Esse trabalho preventivo é fundamental. Precisamos começar isso com urgência. Antes de vir para esta reunião, pedi para limparem a calha de casa. Mas só lembrei pois estava vindo para cá", citou o prefeito Hélio.

 
Secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi falou sobre ações (Foto Lécio Aguilera) Secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi falou sobre ações (Foto Lécio Aguilera)

A reunião no anfiteatro da prefeitura foi o ponto de partida da retomada das ações antidengue. A gerente de Vigilância em Saúde do município, Letícia Moraes Ribeiro Soares apresentou um boletim das metas estabelecidas a serem desenvolvidas e detalhes da formação do Comitê de Enfrentamento à dengue.

O Comitê terá em sua composição representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, entidades de classe, clubes de serviço, associações e afins, todos convidados para fazerem parte do grupo. Conforme Letícia Moraes, caberá ao Comitê dentre as diversas ações, a formatação de campanha específica para em um primeiro momento, atuar na conscientização e prevençãocontra a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Envie seu Comentário