Ponta Porã, Quinta-feira, 19 de abril de 2018
06/12/2017 15h50

Famílias ribeirinhas de Miranda são removidas após rio transbordar.

Nível do rio está em 7,12 metros.

Mídia Max
 
 

O nível do Rio Miranda ultrapassou 7 metros na manhã desta quarta-feira (6), fazendo com que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitisse alerta para emergência por conta do transbordamento. Famílias ribeirinhas de Miranda –a 203 quilômetros de Campo Grande- estão sendo retiradas, segundo informações da Defesa Civil Estadual.

A situação é acompanhada pela Sala de Situação do Imasul. O nível considerado normal do rio é em torno dos 3 metros.

Segundo o órgão, às 7h a régua de monitoramento do rio media 7,07 metros de lâmina d’água e às 10h já eram 7,12m, o que reforça a necessidade de medidas de emergência como a remoção de famílias que vivem perto das margens. Outra régua instalada em um ponto acima do rio evidencia que ainda há muita água descendo.

"O Volume de chuvas de 70,6 mm nas últimas 24 horas, fez elevar o nível do Rio Miranda, atingindo a cota de Emergência. Temos previsão de chuvas na região para as próximas 24 horas, podendo ultrapassar o nível atual de 710cm. Hoje às 9h a cota já ultrapassou os 700cm iniciando-se a inundação de propriedades rurais. Com a subida do rio, já iniciou o processo de invasão das águas nas instalações lindeiras ao curso hídrico", informa o aviso de evento crítico Nº 08/2017.

A Sala de Situação do Imasul monitora os leitos dos principais rios do Estado em 12 pontos e informa a Defesa Civil sempre que o nível supera o limite considerado de alerta ou emergência.

Envie seu Comentário