Ponta Porã, Quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
27/10/2017 13h20

Como escolher o protetor solar de acordo com cada tipo de pele

Radiação sem proteção causa queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele

Divulgação: Dora Nunes
 
 
Divulgação Divulgação

Com a chegada dos dias mais quentes, os cuidados com a pele aumentam e o protetor solar é item obrigatório – tanto o de rosto quanto o de corpo. No entanto, com tantas opções no mercado, fica difícil escolher o produto ideal.

De acordo com Thaís Carvalho, fisioterapeuta dermato-funcional da ONODERA Estética, escolher corretamente o protetor solar é fundamental para evitar possíveis irritações, coceiras e vermelhidão na pele. "Antes de comprar o protetor deve-se levar em consideração diversos fatores importantes, como tipo e cor da cútis, sensibilidade, presença de manchas e sardas e a quantidade de tempo que a pessoa fica exposta ao sol", comenta.

Abaixo, Thaís indica os filtros solares mais adequados para diferentes tipos de pele:

Pele clara – Por ser muito sensível, pessoas com a pele muito clara devem evitar longos períodos de exposição ao sol para evitar vermelhidão, manchas e queimaduras. O FPS mínimo de proteção solar é 30, mas, geralmente, a recomendação é de produtos com FPS ainda maior.

Pele morena – Apesar de mais resistentes à radiação, peles morenas, a longo prazo, são mais suscetíveis às manchas e melasmas. Por isso, são indicados os protetores com fator entre 20 e 30.

Pele negra – Por ser uma pele pigmentada, as negras já possuem proteção natural. No entanto, é necessário utilizar filtros solares com FPS entre 15 e 20 para evitar manchas esbranquiçadas.

Além do fator de proteção, é necessário atentar-se a textura indicada para cada tipo de pele. "Pessoas com pele oleosa devem optar por protetores leves para controlar a oleosidade da pele, neste caso, é indicado o uso de produtos em gel, oil-free ou gel-creme. Na pele normal a oleosidade é controlada e não apresenta ressecamento, por isso, o tipo de protetor solar indicado para ela é em creme, loção ou sérum. Já para as peles secas o melhor protetor é a base de creme", finaliza Thaís.

Sobre a ONODERA Estética

Com mais de 35 anos de tradição em sua área de atuação e uma completa equipe multidisciplinar, a ONODERA Estética oferece serviços e tratamentos estéticos exclusivos voltados para a beleza, entre eles, serviços de tratamento corporal, facial e medicina estética. Atualmente, são mais de 1200 colaboradores dedicados ao bom atendimento de seus clientes, além das cerca de 50 unidades localizadas em todas as regiões do país.

Envie seu Comentário