Ponta Porã, Terça-feira, 23 de janeiro de 2018
28/11/2017 17h

MS terá dois aceleradores lineares para atendimento em radioterapia.

Ministério da Saúde investirá mais de R$ 4,7 milhões na compra do primeiro equipamento. Obra para instalação será iniciada no primeiro semestre de 2018.

Amambaí Notícias
 
 
Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

A população do Mato Grosso do Sul deverá receber do Ministério da Saúde, no segundo semestre de 2018, o primeiro acelerador linear do estado, pertencente ao Plano de Expansão da Radioterapia. A obra do bunker do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian - espaço destinado para a instalação do aparelho - vai ser iniciada no primeiro semestre de 2018. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 4,7 milhões na compra do equipamento e construção do local adequado. O outro acelerador será instalado no Hospital Regional do Mato Grosso do Sul, com obras a serem iniciadas, ainda, no primeiro semestre de 2018 e conclusão prevista para 2019. Com os aparelhos, será ampliado o atendimento de radioterapia no estado, o que irá permitir um melhor tratamento oncológico aos pacientes.

Os projetos no estado serão executados dentro das atividades previstas do Plano de Expansão da Radioterapia, visto que os aceleradores lineares são equipamentos de altíssima complexidade tecnológica e não podem ser instalados sem os devidos cuidados com a proteção radiológica. As instalações exigem espaço físico com características peculiares e distintas das construções tradicionais de estabelecimentos e unidades de saúde, uma vez que envolve, por exemplo, sistemas de climatização específicos, refrigeração da água, sistema elétrico diferenciado e maior espessura das paredes.

Envie seu Comentário