Barco movido a hidrogênio verde começa a operar em Belém (PA)

Barco totalmente movido a hidrogênio verde será usado na coleta seletiva em ilhas de Belém (PA). Crédito: Alessandra Serrão/MTur

O primeiro barco totalmente movido a hidrogênio verde da América Latina já está navegando nos rios de Belém (PA). O “BotoH2”, desenvolvido pela Itaipu Binacional em parceria com o Itaipu Parquetec, foi lançado nesta quarta-feira (12.11), durante a COP30, na Ilha do Combu. A embarcação será utilizada na coleta seletiva das ilhas da região, aliando inovação tecnológica, sustentabilidade e inclusão social. O projeto integra o conjunto de iniciativas apoiadas pela Itaipu para a Conferência Mundial do Clima, com investimentos voltados ao legado estrutural do evento.

A apresentação do barco reuniu a diretoria da Itaipu e autoridades como o ministro do Turismo, Celso Sabino, que esteve ao lado do diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri; do diretor-geral paraguaio, Justo Zacarias Irún, e do diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo.

O ministro do Turismo destacou o impacto positivo da iniciativa para o futuro da Amazônia. “Uma embarcação movida a hidrogênio verde navegando na nossa capital mostra que é possível conciliar desenvolvimento, conservação e turismo sustentável na Amazônia. Esse é o caminho que queremos fortalecer para o futuro”, afirmou o ministro.

Enio Verri ressaltou que o “BotoH2” simboliza a transição energética conduzida pela Itaipu, que atualmente investe em biogás, biometano, petróleo verde e energia solar. “Não há lugar melhor para fazer esse lançamento do que em um encontro como esse, em que 194 países estão presentes, refletindo sobre o nosso futuro”, frisou Verri.

Já o diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional, Justo Zacarias, apontou o caráter inovador da embarcação. “Temos que reconhecer e parabenizar pelo enorme grão de areia que Itaipu colocou aqui na COP30”, afirmou. Irineu Colombo, do Itaipu Parquetec, lembrou que o lançamento coroa quase duas décadas de pesquisas sobre hidrogênio verde. “Hoje somos parâmetro para quem quiser vender soluções para o Brasil”, comentou Colombo.

PARCERIA – O protótipo do “BotoH2” foi concebido como um modelo replicável para outras regiões do Brasil e da América Latina. Além da coleta seletiva, o barco poderá ser utilizado no transporte de passageiros, no turismo sustentável e projetos sociais em comunidades ribeirinhas.

O barco ficará sob responsabilidade da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa da Universidade Federal do Pará (Fadesp/UFPA), que vai monitorar o abastecimento com hidrogênio verde – produzido pela própria universidade – e utilizar a embarcação em ações de pesquisa e educação ambiental, além de apoiar cooperativas de catadores na coleta seletiva de Belém.

TECNOLOGIA – Com 1,5 tonelada, 9,5 metros de comprimento e 3 metros de largura, a embarcação é construída em alumínio e possui capacidade de carga de até 9 toneladas. O sistema de propulsão combina motor a hidrogênio e painéis solares fotovoltaicos, com um banco de baterias integrado. A embarcação é silenciosa e livre de emissões poluentes, tendo água pura como único subproduto do motor.

Por Cléo Soares

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo