Esse aviso é válido para 50 das 79 cidades do Estado e também mostra que os ventos podem ser intensos, entre 40 km/h e 60 km/h.
Se você vai sair de casa, é melhor se prevenir e levar o guarda-chuva. Neste sábado (1º), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de chuva para cidades de Mato Grosso do Sul. A previsão é de chuvas fortes e queda de granizo.
O primeiro alerta é o amarelo e indica previsão de chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h (milímetros por hora) ou até 50 mm/dia. Esse aviso é válido para 50 das 79 cidades do Estado e também mostra que os ventos podem ser intensos, entre 40 km/h e 60 km/h.
Conforme o Inmet, nas cidades com alerta amarelo, há possibilidade de queda de granizo, baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Também há alerta laranja para 61 cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, o que indica perigo de chuvas intensas que podem chegar a 60 mm/h (milímetros por hora) e até 100 mm/dia. Já os ventos variam entre 60 km/h e 100 km/h.
Temperaturas
Conforme o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 14ºC e 16°C e máximas entre 24ºC e 27°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados.
Já nas regiões pantaneiras e no sudoeste, as mínimas devem variar entre 17ºC e 19°C e as máximas entre 29ºC e 32°C.
Nas áreas do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 18ºC e 20°C e máximas entre 28ºC e 31°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 17ºC e 19°C e máximas de até 29°C.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Midiamax


