“Colocamos peritos onde nunca houve”, afirma ministro Wolney Queiroz sobre expansão da perícia médica

Wolney Queiroz afirmou que reforço de 500 novos peritos médicos federais, aprovados em concurso realizado em 2025, vai fortalecer a capacidade de atendimento previdenciário e garantir maior eficiência na análise de benefícios e na qualidade da

Após quase 15 anos sem contratações, o Ministério da Previdência Social recebeu, em setembro, o reforço de 500 novos peritos médicos federais aprovados em concurso realizado em 2025. Os profissionais atuarão no sentido de fortalecer a capacidade de atendimento previdenciário e garantir maior eficiência na análise de benefícios e na qualidade da perícia médica.

Entrevistado nesta quarta-feira, 12 de novembro, no programa Bom Dia, Ministro, o titular da pasta, Wolney Queiroz, ressaltou a importância das contratações e frisou que o atendimento tende a ser cada vez mais humanizado. “A gente colocou peritos onde nunca houve. Nós colocamos dois peritos em Breves, na ilha do Marajó (PA). Nunca teve perito lá. É importante dizer que são médicos peritos federais. É uma carreira do Estado. Eles fizeram um concurso para isso e o concurso foi muito concorrido”, explicou o ministro.

Ao comentar sobre a chegada dos novos servidores, Wolney Queiroz destacou o processo de capacitação conduzido pelo ministério para garantir a qualidade do atendimento. Segundo ele, o treinamento tem enfatizado não apenas os aspectos técnicos da perícia, mas também a importância da empatia e do cuidado no contato com os segurados.

A gente colocou peritos onde nunca houve. Nós colocamos dois peritos em Breves, na ilha do Marajó (PA). Nunca teve perito lá. É importante dizer que são médicos peritos federais. É uma carreira do Estado. Eles fizeram um concurso para isso e o concurso foi muito concorrido”

Wolney Queiroz, ministro da Previdência Social

“Nós temos pessoas preparadas, estudiosas, craques. A maior parte deles está tendo o primeiro emprego agora. Estão animados. Eu fiz uma reunião com eles de capacitação em Brasília, e disse: ‘olha, vocês têm um desafio que é o de atender um, dois, cem, mil, dez mil, sem entrar no automático. Saber que cada um é uma vida, é uma pessoa. É uma pessoa que, às vezes, está passando por uma situação difícil. E vocês precisam ter todo carinho, todo cuidado com eles. Estão muito conscientes desse trabalho e da importância dele”, prosseguiu o ministro.

QUADRO DE SERVIDORES — O ministro lembrou que a realização do concurso marcou um avanço significativo para recompor o quadro de servidores da Previdência Social, que vinha sofrendo com a defasagem de profissionais ao longo dos anos. “O Brasil tinha cerca de seis mil peritos, e ao longo do tempo foi perdendo. Hoje, tem menos de três mil. Quando a gente fez esse concurso e aumentou em 500 o número de peritos foi um passo muito importante, porque há quase 15 anos não havia concurso. Foi uma vitória realizar esse concurso e dar posse a esses peritos médicos federais”, concluiu.

LINGUAGEM SIMPLES – Outro ponto importante destacado por Wolney Queiroz durante o programa é o trabalho realizado pelo Ministério da Previdência Social no uso de uma linguagem cada vez mais simples e acessível a todos os brasileiros. “Temos uma portaria estabelecendo a linguagem simples como uma obrigatoriedade do Ministério da Previdência Social e do INSS. Mudei a palavra ressarcimento para reembolso, dinheiro de volta, dinheiro devolvido, porque às vezes as pessoas não têm a prática de saber o que significa ressarcimento, então veja, a linguagem simples é um aprendizado, é uma coisa que nós temos que fazer constantemente”, afirmou.

QUEM PARTICIPOU — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa desta quarta-feira (12/11) a Rádio Nacional de Brasília, Amazônia e Alto Solimões (EBC), o Diário de Pernambuco, de Recife; a Rádio TMC, de São Paulo (SP); o Portal Extra, do Rio de Janeiro (RJ); a CBN Londrina (PR); a Rádio Norte FM, de Manaus (AM); a Rádio Bandnews, de Salvador (BA); e o Portal O Tempo, de Belo Horizonte (MG).

Por: Secretaria de Comunicação Social

Fonte: Ministério da Previdência Social