09/03/2018 16h10

Artigo: A sua fé é verdadeira?

Por: Eloir Vieira

 
 

"Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma" (Tiago 2.17).

O que significa fé? A Bíblia explica: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem" (Hb 11.1). No tocante à Deus, vivemos e andamos por fé: "Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer" (JO 1.18).

Pela fé, cremos em Deus Pai, Deus Filho e no Espírito Santo! E pela fé, cremos no evangelho e em toda a Bíblia Sagrada como a Palavra de Deus: "E dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho" (MC 1.15). Pela fé entregamos a nossa vida a Deus e confiamos plenamente nEle! Pela fé cremos que Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo, em sacrifício, para que os nossos pecados fossem perdoados? (Jo 3.16).

Entretanto, apenas palavras não provam a nossa fé! A fé verdadeira é acompanhada por obras da fé; sem obras a nossa fé é morta: "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tg 2.26). Crer que há um só Deus até os demônios creem: "Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem" (Tg 2.19).

As obras da fé que Tiago fala, são os sacrifícios espirituais de adoração somente a Deus; são os serviços que prestamos a Deus, obedecendo aos seus mandamentos; são as práticas de amor ao próximo; a transformação da velha natureza orgulhosa, arrogante, soberba, para uma nova criatura, mansa, amável, humilde. As nossas ações em obediência e fidelidade a Deus, evidenciam a nossa fé; provamos que cremos, quando colocamos a nossa fé em ação. Essas são as obras da fé que Tiago fala!

Apesar de a vida eterna ser um presente de Deus, cada pessoa que crê precisa, num ato de fé, confessar Jesus Cristo como Salvador e Senhor da sua vida, entregando-se totalmente a Ele: "A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" (Rm 10.9,10).

A partir deste ato de fé, o crente em Cristo recebe o dom do Espírito Santo: "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2.38); "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor" (AT 3.19).

Envie seu Comentário