Artigo: Do que é formado o ser humano?

Por: Eloir Vieira

04/01/2019 18h - DN

 

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1ªTs 5.23).

O ser humano é formado de três elementos: espírito, alma e corpo. Deus formou o corpo físico do pó da terra; em seguida colocou espírito e alma, com suas faculdades mentais, tornando o homem, alma vivente: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente" (Gn 2.7). O "fôlego" é vida ("alma e espírito"), distintos, mas interligados. A alma e o espírito dão vida ao corpo físico. Exemplo: uma lâmpada, só funciona se tiver energia (força). A energia é real, mas invisível. Assim, tanto alma como espírito, são invisíveis, mas reais, e dão movimento e inteligência ao corpo!

O corpo natural é destrutível por qualquer um; mas a alma, ninguém consegue destruir: "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo" (Mt 10.28). A alma é a personalidade individual da pessoa; é o ser inatural, formado de caráter, inteligência, raciocínio, sentimentos, vontade própria. A alma interpreta a informação sensória do corpo e influencia suas ações, proporcionando os devidos movimentos do corpo natural. O espírito recebe a influência do Espírito Santo, que convence o homem (a alma), do pecado; da necessidade de arrependimento e da salvação.

O que liga os três elementos (corpo, alma e espírito) é a Palavra vivificante: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hb 4.12). Com a morte do corpo natural, o espírito da pessoa se integra novamente a Deus: "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu" (Ec 12.7). E a alma? A alma vai para outra dimensão; pode ser levada para o "seio de Abraão"; um lugar de paz e sossego (Paraíso); ou para um lugar de tormento em chamas ardentes (Lc 16.22-26; Mt 10.28).

Viver somente para as coisas do mundo é ilusão: "Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" (Mc 8.36). Na ressurreição, a alma salva, recebe um novo corpo, glorificado e imortal: "Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção" (1ªCo 15.42); "Porque convém que isto que é corruptível, se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade" (1ªCo 15.43). Devemos conservar plenamente irrepreensíveis nosso corpo, alma e espírito para a vinda do Senhor (1ªTs 5.23).

Envie seu Comentário