Artigo: O que é o Reino de Deus?

Por: Eloir Vieira

06/04/2019 10h20 - DN

 

"Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo" (Rm 14.17).

O Reino de Deus tem um Rei. O Criador do céu e da terra e de tudo o que nela há: "Pois Deus é o Rei de toda a terra; cantai louvores com inteligência. Deus reina sobre as nações; Deus se assenta sobre o trono da sua santidade" (Salmo 47.7,8).

O Reino de Deus tem um príncipe. Jesus Cristo, Filho de Deus: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilho Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da paz" (Isaías 9.6).

O Reino de Deus tem um povo. Uma nação santa: "E eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus" (Jr 32.38). Um povo separado, comprado a preço de sangue do Príncipe Jesus, Filho de Deus: "O qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras" (Tito 2.14).

O povo de Deus na terra é a Igreja Cristã, edificada na Rocha (ou Pedra) chamada Jesus Cristo: "Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16.18).

Os cristãos formam o corpo da igreja e a cabeça é Cristo: "...Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo" (Ef 5.23). A igreja, deverá se apresentar a Cristo, como uma virgem pura para seu noivo: "Para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível" (Ef 5.27).

Cada membro do corpo da igreja de Cristo que está na terra, é um embaixador do Reino de Deus: "De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse..."(2ªCo 5.20). Os embaixadores da parte de Cristo se comunicam com Deus, e Deus com eles, por meio do Espírito Santo: "O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós" (Jo 14.17).

Um dia, o Rei Jesus, virá, e implantará seu Reino numa nova terra e novo céu; e toda a igreja governará com Jesus num Reino literal por mil anos: "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos" (Ap 20.6).

Envie seu Comentário