Artigo: Qual é a importância da Ceia?

Por: Eloir Vieira

26/04/2019 14h10 - DN

 

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele" (Jo 6.56).

Jesus é o pão da vida (Jo 6.48). Quem come a carne e bebe o sangue de Jesus, nunca morrerá, mas viverá eternamente num lugar de descanso e paz: "Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no ultimo Dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue é bebida" (Jo 6.53-55).

Somente Jesus salva; porque somente Ele veio do céu; também porque somente Ele se entregou à morte por toda a humanidade; Somente Ele ressuscitou e está vivo à destra de Deus intercedendo por todo o mundo, sendo o Advogado dos pecadores: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo" (Jo 6.51). Jesus estava falando que entregaria seu corpo para morrer e o seu sangue para ser derramado, como sacrifício vivo, para o perdão dos pecados da humanidade. Por isso, quem come a carne e bebe o sangue de Jesus, será salvo. Infelizmente, nem todos creem, porque não buscam Jesus. É preciso buscar Jesus: "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede" (Jo 6.35).

Simbolicamente, todos que creem, participam da ceia; comem o pão, que representa o corpo, e bebem do cálice, que representa o sangue de Jesus Cristo: "Enquanto comiam Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomem e comam; isto é o meu corpo. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados" (Mt 26.26-28). "Comer o pão e beber do cálice!". Não como um ritual, mas para lembrar do que Jesus fez para que todos que creem, recebam vida eterna: "façam isto em memória de mim" (Lc 22.19).

A celebração da ceia é um anúncio de que Jesus voltará: "Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha" (1Co 11.26). Entretanto, tomar a ceia literalmente, apenas simboliza uma prática cristã. Porque um cristão, não se define apenas por participar da Santa Ceia, mas por viver uma vida em comunhão com Cristo. E para viver uma vida de comunhão com Cristo, é necessário imitar Cristo em todos os aspectos da vida, praticando o amor; sendo uma pessoa justa, misericordiosa; sendo manso, bondoso, longânimo em perdoar até os inimigos, e não se envolver com as corrupções do mundo, pois, assim fez Jesus!

Envie seu Comentário