Leia Informe JN dessa semana

Por: João Natalício

09/10/2018 15h30 - DN

 

INFORME JN

BOCA DA URNA

    • Finalmente neste domingo, 7 de outubro, o Brasil inteiro vai começar a conhecer os seus novos dirigentes. Isso porque em muitos Estados e para a própria Presidência da República o pleito poderá ser decidido no segundo turno. Porém, para os cargos de deputado estadual, deputado federal e senador tudo estará resolvido na eleição deste domingo, 7 de outubro.
    • Essa realidade nós vamos conhecer neste final de semana. Domingo será um dia de muitas alegrias e comemorações para muitos, mas também serão momentos de tristeza e protestos para outros. Eleição normalmente é isso: choro e velas por um lado e risos de alegria para o outro. De que lado estaremos nós?

A VERDADE

    • Queiram ou não agora chegou a hora da verdade. De fato o tempo da campanha eleitoral foi muito curto, mas agora não adianta chorar o leite derramado. Quem falou a verdade cumpriu a sua missão e quem mentiu, mentiu e não deve voltar atrás. Agora o que vale é a boca da urna e fim de papo.
    • Neste domingo, 7 de outubro, vamos checar a veracidade das pesquisas eleitorais ou comprovar se elas não eram verdadeiras e somente fizeram o jogo do sistema que comandam as eleições de 2018. Vamos verificar se a mentira tem pernas curtas e que a verdade prevalecerá após o fechamento das urnas.
  • Tomara que os melhores vençam e que a democracia brasileira seja exaltada perante a comunidade mundial: segunda-feira, 8, vamos ficar sabendo tudo isso e como foi o comportamento do eleitorado pontaporanense. Se acontecer algum fato novo como resultado da votação que seja para o bem geral da nação.

ROTINA

    • A partir da próxima semana o Brasil voltará à rotina de sempre nos Estados que não houver segundo turno. Aqui em Ponta Porã, por exemplo, o Jornal de Notícias recomeçará a questionar sobre a importância da Zona Azul na área central da cidade e das Lojas Francas no município.
    • Mais que isso: em que pé estaria a anunciada Linha Aérea Comercial entre os aeroportos de Ponta Porã e Viracopus em Campinas? E a construção do Mini-Anel (ou Rodoanel) deverá ficar para quando depois que passarem as eleições de 2018?
    • Outra perguntinha: a implantação do mega projeto do Parque Tecnológico Internacional (PTin) vai ficar para quando? Ou entrou no ritmo do Rodoanel e das Lojas Francas? Será que nem a implantação da Zona Azul para desafogar esse trânsito caótico no centro da cidade não vai acontecer pelo menos para mostrar serviço e dar uma satisfação para a sociedade?

DEPOIS DA ELEIÇÃO

    • Seria o óbvio. A explicação lógica para uma tomada de posição nesses dias tenebrosos de campanha eleitoral brava, difícil e de muitas traições, seria essa: depois das eleições a gente vê isso. Eleições de 2022, é claro!
    • Enquanto isso, o Coringão do Ed Moreno continua na sua: ganha uma, empata duas e perde três. Não será campeão de nada, mas também está fora da zona de rebaixamento. É uma Marina Silva do futebol ou um Geraldo Alckmin da campanha eleitoral que só critica e não consegue nada. Por enquanto é só.

J. N. Oliveira

jndeoliveira@jnnoticiaspp.com.br

Envie seu Comentário