25 C
Ponta Porã
sexta-feira, 19 de abril, 2024
InícioNotíciasSeguindo Jesus em suas tribulações, por Oziel Gustavo Marian

Seguindo Jesus em suas tribulações, por Oziel Gustavo Marian

27/03/2018 16h

Por: Pr. Oziel Gustavo Marian

A tribulação pode se apresentar de diversas formas, pode ser por meio de questionamentos, constrangimentos e perseguição por causa da fé, ou por meio de circunstâncias da vida, que nos levam a questionar a fé e a existência de Deus. Jesus passou por tribulações, ele foi preso, julgado e condenado injustamente, depois foi açoitado, crucificado, morto e sepultado.

Em meio a estes acontecimentos, podemos perceber a natureza humana e frágil de Jesus e toda a sua angústia. Não devemos e nem podemos olhar para esta parte da história de Jesus, como olhamos para um filme de ação, onde o mocinho, o herói da história sofre, apanha, mas sorrindo diz: bate mais… Isto é ficção, ilusão e imaginação imatura, na qual somos levados a acreditar que sofrimento é para os fracos e para aqueles que não tem fé.

Mas preciso dizer uma coisa: apenas os mortos não sofrem. Jesus que era Deus sofreu e não escondeu isso. É verdade que ele não ficou murmurando, culpando todo mundo, se justificando e lamentando, mas não escondeu sua dor e sua angustia.

Portando, quando falamos em tribulação, estamos falando em sofrimentos e angustias pelas quais passamos. Alguns momentos são mais intensos do que outros, mas sofremos. Jesus deixou isto claro no relato de João 16.33 onde ele diz: “no mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo. “

Aqueles que acreditam e pregam uma vida vitoriosa, que carregam o salmo 91 como um amuleto de proteção, muito cuidado, este salmo foi usado pelo diabo na tentação de Jesus, que rebateu o argumento do diabo dizendo para não colocar Deus a prova. Além disso, Jesus não era um iludido com a vida e com a fé e sabia que mais cedo ou mais tarde passaria por tribulações.

Mas há outro aspecto na tribulação, que devemos considerar e talvez este seja o mais difícil; quando a tribulação surge por causa da fé. Quando a tribulação surge devido as circunstâncias da vida, nos encaramos com mais facilidade, afinal, coisas boas e ruins acontecem! Mas quando o sofrimento surge por causa da fé, o desafio é gigantesco.

No Brasil, pouco sabemos sobre perseguição religiosa, nossa experiência é pequena:

Às vezes um conhecido nos questiona sobre alguma coisa da Bíblia; às vezes um parente ou amigo provoca ou zomba da nossa fé; às vezes ouvimos alguma piada que fere a nossa fé; às vezes lemos uma frase, um artigo ou presenciamos uma situação que fere os valores cristãos; às vezes a escola e a universidade se opõem à fé.

Embora sejam situações relativamente tranquilas, quando comparadas com o que muitos cristãos em outros países precisam enfrentar, elas colocam nossa fé na berlinda, e alguns a abandonam. Mas lembrem-se, a fé cristã incomoda o mundo, incomoda o diabo. Por isso, devemos esperar pelas tribulações, mais cedo ou mais tarde elas surgirão em nossa vida. Mas não tenha medo, se mantivermos nossa fé, Deus nos capacitará para suportar as adversidades e além disso, o máximo que o mundo e o diabo podem fazer é nos matar para este mundo e para esta vida. O que, de acordo com a Apóstolo Paulo, seria lucro, pois algo muito melhor estará nos esperando na eternidade.

Pr. Oziel Gustavo Marian

Igreja Evangélica Luterana

Rua Clodomiro Novaes, 182, Ponta Porã-MS.

Telefone 67-3431-0311 – Whatsapp 67-99811-1515

Seguindo Jesus em suas tribulações, por Oziel Gustavo Marian

Seguindo Jesus em suas tribulações, por Oziel Gustavo Marian