29/10/2014 06h

ARTIGO: A criatura superou o criador,Reinaldo eleito novo governador

Com diz o jingle... ”Agora vai Reinaldo”, é isso mesmo, vai e que Deus o ajude, porque você vai precisar.

Redação
 
 

Estamos de volta com a nossa coluna aqui no site Pontaporainforma e vamos começar escrevendo sobre política. era mês de março quando entrevistei o deputado Federal Reinaldo Azambuja e com a minha costumeira sinceridade perguntei a ele se não tinha vergonha de estar ao lado do PT, isso porque naquela ocasiao, Reinaldo era pré-candidato a senador na chapa de Delcídio e ele, do alto de sua tranquilidade, disse que era normal e em política tínhamos que pensar maior e que seria algo natural.

De imediato emendei " natural como se o Governo Federal, através da Funai ,queria desapropriar quase 50 % das terras dos municípios de fronteira" e Azambuja por sua vez, com a sua costumeira educação , respondeu curtamente e ajudado por assessores imediatamente procuraram se livrar da minha pessoa, que naquele momento estava sendo indesejável. Isso tudo aconteceu em um evento no Centro de Convenções.

 

Naquele momento na política do estado do MS, Reinaldo se juntando com Delcídio, formavam para os dois, é claro, a mais perfeita dupla. Delcídio estaria entrando na classe dos produtores rurais, onde enfrenta certa resistência e Reinaldo entrando pelas mãos de Delcídio nos assentamentos e aldeias do estado, onde também não é visto com bons olhos, isso só porque, de acordo com a sua declaração de renda, é o político mais rico do estado.

Pois bem, quis o destino conspirar contra os planos dos dois ‘amigos e irmãos’ e através de decisão da cúpula do PSDB em Brasília, os plano tiveram que ser mudados. Reinaldo não pode sair candidato a senador e teve que sair candidato a governador contra o seu ‘amigo’ Delcídio e o peemedebista Nelson Trad Filho, ex-prefeito da capital.

Como diz o cara assustado,’ meu o que que é isso’, nem bem a campanha eleitoral teve inicio e as pesquisas apontavam Delcídio com mais de 46,10 % dos votos, Nelsinho não chegava a 25,50 % e Reinaldo 18,60, isso no dia 18 de julho de 2014. Aí o "bicho pegou" e teve inicio a pior campanha eleitoral de todos os tempos no MS, acusações para todos os lados, e isso foi pra todo lado mesmo, ninguém foi poupado, e quando teve começou o horário eleitoral é que a situação ficou pior, pois na TV você podia assistir um festival de baixaria que não fazia sentido.

Bem, no final, que aconteceu no ultimo domingo, dia 26, o que se viu foi a vitória de Reinaldo com 55,34% dos votos válidos e o petista Delcídio , com 44,40%, numa virada sensacional .

 

Aqui em Ponta Porã neste segundo turno foi até interessante. A diretoria da ACEPP, Associação Comercial, quis uma reunião exclusiva com Delcídio, onde foi entregue uma série de pedidos. Naquele momento era até interessante, pois de acordo com o IBOPE o senador estava na frente e nós fomos lá e acompanhamos de perto a reunião,registrando tudo.

Naquele exato momento, Delcídio falou como governador eleito, dizendo que iria mudar a história do estado com uma política de incentivos para as regiões de fronteira e diminuir a carga tributaria para os pequenos e microempresários, o que a categoria mais quer.

Do prefeito Ludimar Novais, recebeu um pedido de apoio e investimento no parque tecnológico, o que o senador garantiu que teria toda a sua atenção.

 

Passados uns dias, Ponta Porã recebeu Reinaldo Azambuja no aeroporto e vimos a cena mais interessante da campanha, de um lado Flávio Kayatt, ex-prefeito e deputado eleito, presidente do PSDB era o cara do Reinaldo na fronteira e do outro lado, um pouco mais tímido estavam o presidente da Câmara Agnaldo Miudinho e o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Dário Honório Almirão, amigo de infância de Reinaldo e parceiro nos leilões de gado de elite durante a Exporã.

Estava lá sozinho e com algumas camisas o empresário Anderson Carpes, que foi fazer os mesmo pedidos que toda a diretoria da ACEPP, havia feito a Delcídio, e claro, teve o então candidato toda atenção do mundo, dizendo que segurança nas fronteiras estava sendo um dos compromissos de sua campanha.

Em seguida concedeu entrevista ao nosso site e o nosso programa na 91.5 FM Cerro Cora e foi participar de uma longa carreata qpercorrendo todos os bairros da cidade.

Terminado as eleições e divulgado os resultados em nosso estado, a vitória de Reinaldo foi confirmada e agora ele esperto como sempre foi, esta mantendo contato com o governador André Puccinelli para já, neste orçamento que será votado até dezembro pela Assembleia Legislativa, tenha algumas alterações para se conseguir um melhor investimento na saúde e na segurança pública.

 

Alguns fatos da campanha me causaram estranheza: Álvaro Soares. que em 2010 teve contra a sua campanha o então prefeito Flávio Kayatt, quase foi eleito deputado estadual mas nessas eleições que Álvaro teve um grande apoio do prefeito atual, de vereadores, secretários e uma grande estrutura, não obteve a votação esperada, e no segundo turno, arregaçou as mangas e saiu pedindo votos para Azambuja e Aécio. Pelo visto pode comemorar, pois seguiu a orientação de Nelson Trad que esteve nessa barca vencedora.

E a partir de agora algumas coisas começam a ser pensadas em Ponta Porã, afinal daqui a exatamente dois anos teremos as nossas eleições municipais. O prefeito atual certamente é candidato a reeleição; o agora deputado estadual Flávio Kayatt já falou em nomes, entre eles estão o da professora e vereadora Maria Leny Antunes Klais, que até chegou a ser cogitada para ser candidata nas ultimas eleições, mas perdeu a queda de braço com Hélio Peluffo, e do ex-vereador e ex-presidente do Previporã, o santista Márcio Cruz.

Existem os burburinhos de que Márcio é do PMDB, que já tem Chico Gimenez e Brunoí Reichardt com os mesmos pensamentos de serem pré-candidatos, então resta deixar as algumas pessoas passarem por debaixo da ponte e ver o que vai acontecer no ano que vem.

Quero aqui destacar dois amigos meus de rádio e jornalismo, Ed Moreno e Aleixo Alves, esses dois fizeram um grande trabalho para o ex-prefeito Flávio Kayatt e agora estão rindo a toa, pois conseguiram uma grande vitória.

 

Perceberam que aqui não toquei no assunto eleição presidencial não é mesmo, como disse outro, dia, Brasília, claro que não a que o deputado Tiririca mostrou na TV, fica muito longe daqui, e não adianta falar muita coisa a não ser reconhecer a reeleição de Dilma Rousseff, desejar sorte e sucesso a ela, e informar a todos que o ‘companheiro’ Lula,. Já esta preparando o seu gogó de pato Donald para ser o próximo candidato a presidente da Republica em 2018 e do jeito que a oposição é, deverá ser presidente mais 8 anos, certamente, claro que não compactuo com esses pensamentos, pois vou votar em outro candidato, mas se hoje temos 55 milhões beneficiados pelos programa Sociais do Governo, certamente até lá teremos 100 milhões e ai não precisa nem fazer campanha politica.

O que antes se chamava ‘compra’ de votos hoje se fala ‘tirar o povo da zona da pobreza’, claro com o dinheiro dos nossos impostos.

Quero aqui deixar um registro para o mestre e amigo João Natalício, grande jornalista da fronteira, a primeira vez que ouvi falar do São Paulo F.C. foi no dia 28 de Junho de 1970, quando meu pai Manoel Prado estava ouvindo pela extinta Rádio Nacional d(SP), a final do Campeonato Paulista deste ano, titulo que foi conquistado pelo São Paulo tendo Toninho Guerreiro como artilheiro. O jogo foi no Morumbi e o tricolor venceu a Ponte Preta por dois a zero, sendo que o Palmeira ficou em segundo lugar. Neste jogo o tricolor não pode contar com sua estrela maior Gerson que estava machucado, portanto, sou Sãopaulino de berço, se Prado trouxe esse sentimento de Bauru, onde moram nossos familiares e muitos também torcem pelo tricolor, não preciso dizer mais nada né.

Ontem, dia 28 dia do funcionário público este site completou o seu primeiro aniversario, foram 365 e 6 horas de muita luta e garra minha e da minha esposa e sócia Dora Nunes. Agradeço a todos os anunciantes, a todas as pessoas que acessam o site, aos internautas que curtem a nossa fanpage, porque graças a eles nos ultimo dias tivemos mais de 60 mil acessos diários, foi algo assim inacreditável, do fundo do coração que Deus abençoe a todos os nossos amigos, clientes e internautas.

Eu sou o Tião Prado, Jornalista e radialista, no ramo a 37 anos, ex-vereador de Amambai, apresento o Programa FM em Noticias pelas ondas da Rádio 91.5 FM Cerro Cora de Pedro Juan Caballero, Paraguai e diretor do site Pontaporainforma.

 

Envie seu Comentário