08/09/2014 05h50

Leia Coluna Pontaporainforma com Tião Prado

O médico Hélcio Andrade continua preso em Ponta Porã

Redação (DN)
 
 
Tião Prado - Jornalista e radialista desde 1979, foi vereador em Amambai e atualmente dirige o site Pontaporainforma e apresenta o Programa FM em Noticias que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h10 as 13 pelas ondas da Rádio 91.5 FM Cerro Cora de Pedro Juan Caballero PY.Tião Prado - Jornalista e radialista desde 1979, foi vereador em Amambai e atualmente dirige o site Pontaporainforma e apresenta o Programa FM em Noticias que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h10 as 13 pelas ondas da Rádio 91.5 FM Cerro Cora de Pedro Juan Caballero PY.

Ola estamos com a Coluna Pontaporainforma, iniciando a semana e vivendo a ressaca do final de semana, alias ressaca em bom sentido, mais uma vez tivemos um grande número de turistas de toda parte do Brasil presente em nossa fronteira e conforme os informes das forças de segurança não tivemos nada que viesse a tirar o brilho do evento e o Black Friday foi um sucesso. Parabéns ao Eduardo Gauna, presidente da ACEPP e ao Pedro Bouldman, presidente da Câmara do Comércio de Pedro Juan Caballero.

O desfile de Sete de Setembro foi adiado pela Prefeitura de Ponta Porã, isso também aconteceu na cidade de Amambai, onde o prefeito Sérgio Barbosa informou que adiou a festa devido ao medo de expor as crianças à chuva.

Claro que as autoridades sabem o que fazem, mas me recordo que no ano de 1999 aconteceu a mesma coisa, o tempo estava feio, o prefeito Dirceu Lanzarini na época também achou por bem cancelar o desfile, mas eis que surgiu o então comandante do 17º RCMEC e pediu ao prefeito a autorização para que o exercito cumprisse o seu dever com a pátria, o que prontamente foi aceito por Dirceu e lá fomos nós, prefeito, vice, vereadores, secretários e convidados para o palanque oficial montado na rua Sete Setembro.

Nem bem o ‘glorioso 17º RCMEC’ começou a desfilar, caiu a maior chuva que já teve noticia naquele ano e nós, ali no palanque, protegidos pela cobertura, pudemos observar uma das maiores demonstração de amor à pátria, passaram ali naquela chuva toda tropa a pé do regimento Solon Ribeiro, atrás vieram os veículos e os blindados e por fim a cavalaria. Aquele momento foi muito emocionante para todos nós que estávamos ali e certamente este desfile esta marcado na mente de todas as pessoas que estavam, não só no palanque, mas em toda extensão da rua Sete Setembro na cidade de Amambai e viu a tropa desfilar. Queria ter uma mente melhor e recordar o nome do comandante na época, porque ele foi digno de elogios junto com todos os seus comandados. A pátria é nossa e por isso temos que prestar a nossa homenagem, ou seja, já não se fazem soldados como antigamente.

 

Esse final de semana tive que ir lá no segundo Distrito Policial fazer uma reportagem e percebemos que realmente quando se procura a policia na delegacia nunca se encontra. Chegamos pouco depois do meio dia e até a hora que saímos de lá, quase 14 horas, o responsável pela delegacia não havia chegado. Fiquei sabendo por uma pessoa, que ele havia saído e que até aquele momento não tinha retornado, inclusive o que é pior ,deixando os presos sem almoço, isso é uma barbaridade como se costuma dizer.

Mas tivemos a confirmação da noticia que tínhamos ido buscar, que o médico ginecologista Hélcio Andrade, condenado à pena de 19 anos e dez meses de reclusão, em regime fechado sob acusação de ter abusado sexualmente de cinco pacientes em Taubaté, ainda continua preso aqui em Ponta Porã, conforme informações do Delegado, a justiça de Taubaté teria que vir busca-lo aqui na fronteira e levá-lo para a cidade paulista onde ele responde pelos crimes citados acima, mas até agora nada; isso como diz o Boris Casoy ‘é uma vergonha’.

 

O Programa Fantástico da noite deste domingo, dia 7 de setembro, apresentou uma ótima matéria sobre a ocupação dos locais reservados aos idosos.

Este fato acontece diariamente em nossa querida Ponta Porã, não só nos lugares destinados a idosos, mas também nos lugares destinados a deficientes físicos e até os destinados à polícia. O setor de trânsito da prefeitura já divulgou várias matérias nos meios de comunicação que os idosos e deficientes físicos devem comparecer no setor de trânsito e retirar os seus adesivos para que os guardas municipais possam fazer a constatação que de que aquela pessoa que esta estacionada ali realmente está dentro da lei. E fica a dica, se todos adesivarem os seus veículos, será mais fácil a fiscalização e os 'espertinhos' vão ter que arrumar outra desculpa ou levar uma multa.

Posso estar enganado, mas ao meu ver, os guardas municipais parece não fazerem muita coisa para proibir isso, penso que diariamente os guardas municipais deveriam fazer uma varredura em frente aos bancos para ver essa situação. Outra coisa triste é a questão das motinhas ‘adesivadas’, pois os proprietários, depois que pagaram para colocar o adesivo, se acham no direito de estacionar em qualquer lugar tirando as poucas vagas dos veículos, isso também tem que ser acompanhado de perto pelos Guarda Municipais e que a lei seja aplicada.

 

Sempre estamos comentando aqui neste espaço sobre o nosso amigo André, leia-se Supermercado Sol, a cada dia o Supermercado está ganhando novos ares e claro a clientela esta chegando e vendo como as coisas estão funcionando, nos dois últimos finais de semana o movimento foi muito bom, tanto que o André estava todo feliz da vida com o investimento feito em Ponta Porã, dentro em breve estaremos com uma completa matéria sobre o funcionamento do mercado, empregos gerados e as expectativas daqui pra frente.

Se você ainda não visitou o novo Supermercado Sol, faça uma visita e confira, produtos de primeira qualidade, preços baixos e um atendimento muito especial, tanto que quando você precisa de alguma coisa, o próprio André está ali ao lado dos caixa e pacoteiros para lhe atender e sempre com muita tranquilidade e paciência,

A semana que passou tive a oportunidade de bater um logo papo com o ex-presidente do Paraguai, e hoje senador vitalício, Juan Carlos Wasmosy. Ele foi um fundadores da Associação Rural de Pedro Juan Caballero e veio acompanhar o lançamento da feira que estará acontecendo em outubro.

Falamos do seu mandado, que segundo ele, graças a Deus conseguiu terminar, porque o ex-general Lino Oviedo, queria derruba-lo a todo custo, até que ele teve que tomar uma decisão dura e mandar prender o general.

Falou das conquistas quando presidente e principalmente das amizades que fez pelos vários países que visitou.

Wasmosy, é igual ao nosso presidente Fernando Henrique Cardoso, um homem muito culto, bom papo, sereno nas suas colocações e com um poder de aglutinar pessoas ao seu lado muito grande além disso sempre foi ,e é um homem muito rico, independente de política.

Sobre o atual presidente do país, ele disse que espera que o mesmo faça um bom governo, pois o fracasso do ex-bispo Lugo foi muito difícil e o Paraguai precisar crescer mais e mais e somente com políticas sérias isso pode acontecer.

Para mim, profissional da imprensa, foi muito bom, agora além da extensa lista de artistas e amigos que já entrevistei acrescento o de Wasmosy, além é claro, Luiz Inacio Lula da Silva por duas vezes, Fernando Collor, Leonel Brizola, Mario Covas, José Richa, Serra, Alkmin e o Michel Temer,que neste dia estava investido no cargo de presidente uma vez que Dilma estava em viagem à Alemanha.

Quero hoje mandar um abraço especial ao médico veterinário Jean Pierre Paes, presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã; o advogado Roney Fuchs, ex-presidente do Sindicato e agora recluso lá na região do Mosquiteiro, próximo a Cabeceira do Apa; ao vereador e professor Hugo da Costa pela conquista do Porãbask lá na cidade de Nova Andradina.

Envie seu Comentário