24/11/2014 06h10

Leia a coluna de segunda-feira: "Será esta a batalha final"? com Waldir Guerra

Você certamente agora já está acreditando que houve desvios, até porque, as ações da Petrobras perderam 80% do seu valor e a empresa está sem dinheiro em caixa.

Divulgação (TP)
 
 
* Membro da Academia Douradense de Letras; foi vereador, secretário do Estado e deputado federal. E-mail: wguerra@terra.com.br* Membro da Academia Douradense de Letras; foi vereador, secretário do Estado e deputado federal. E-mail: wguerra@terra.com.br

Agora você entendeu por que partidos de esquerda não gostam de privatizar empresas públicas? Espero que sim, mas se esta pergunta ainda não está bem clara pra você, preste atenção nesse escândalo na Petrobras, onde bilhões foram desviados da empresa a mando de três partidos políticos.

Se você é ingênuo e acredita que os partidos de esquerda precisam de empresas públicas somente para suas “boquinhas” (empregos privilegiados; com bons salários, pouco trabalho e muitas mordomias). Você estava enganado, assim como eu.

Como bem diz Celso Ming em sua coluna no Estadão: “A compulsiva repulsa da política de privatização pelo PT pouco ou quase nada tem a ver com posições ideológicas. Tinha e continua tendo a ver com a necessidade de controlar as empresas estatais para delas tirar a vitamina necessária.”

Agora as empresas públicas servem também para pôr dinheiro no “caixa dois” dos partidos políticos e nessa culpa dá para incluir praticamente todos os partidos. E não somente os partidos, mas para pôr dinheiro nos bolsos de diretores indicados pelos políticos, ou nos de seus parentes.

Se os valores lhe parecem altos, pois há provas que são bilhões desviados nos contratos da Petrobras, você está vendo apenas as roubalheiras dentro da Petrobras e essa é apenas a parte externa do iceberg porque a maioria das outras empresas governamentais usou, ou pior, ainda usa os métodos aplicados nos contratos da petroleira para desviar recursos públicos.

Ainda não ficou bem explicada esta questão para você? Explico melhor, então.

Você certamente agora já está acreditando que houve desvios, até porque, as ações da Petrobras perderam 80% do seu valor e a empresa está sem dinheiro em caixa.

Tudo bem, você não tem ações da Petrobras e nem vai comprar agora. Talvez esteja até pensando que isso não tem nada a ver contigo. Mas é bom saber que quem vai pagar essa conta é você mesmo. Sim, você, eu e todos os brasileiros.

Graça Foster: “Uma forma de recompor o caixa (da estatal) são os ajustes (da gasolina) ao longo do próximo ano. Trabalhamos com reajustes menores, mas com frequência maior para que possamos recompor nosso caixa”.

Aposto que agora você está começando a se preocupar com o que vai gastar a mais quando for abastecer seu carango. Ou seja: você vai ajudar a pagar a conta da petrorroubalheira. Simples assim. A presidente da Petrobras disse que os reajustes da gasolina serão a partir do próximo ano, mas quem aumentou, então, a gasolina e todos os demais combustíveis logo após a eleição? Viu! Já começamos a pagar a conta da Petrobras.

Você está assustado com toda essa rapinagem? Eu também. Mas me assusta muito mais saber que essa roubalheira pode estar acontecendo não apenas na Petrobras, mas na maioria das empresas estatais do governo federal.

Pior. Por tantos escândalos sendo denunciados nos estados e municípios, fico imaginando que nas empresas públicas estaduais e municipais pode estar acontecendo roubalheiras também – e isso, sim, me assusta. Assusta porque significaria estarmos dominados pela corrupção.

Agora esquece, não importa mais saber por que os partidos de esquerda querem estatizar tudo. Importa saber que dependemos da Justiça e todos os demais poderes que se empenham em destruir a corrupção em nosso país para vencer essa batalha final.

É o nosso Armagedom! (Apocalipse 16,14).

Envie seu Comentário