O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, visitou nesta quarta-feira (12) o Espaço Chico Mendes, em Belém, durante sua participação na COP30. Ele foi recebido por Ângela Mendes, coordenadora do Comitê Chico Mendes e filha do líder seringueiro assassinado em 1988. O encontro simbolizou a conexão entre o legado histórico da luta socioambiental e os debates contemporâneos sobre justiça climática promovidos na Conferência.
O espaço – uma iniciativa do Comitê Chico Mendes, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e da Fundação Banco do Brasil, com apoio do Memorial Chico Mendes, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – está aberto ao público com entrada gratuita. O local abriga as exposições “Chico Mendes, Herói do Brasil” e “Memoráveis Margaridas”, que destacam trajetórias de defensores e defensoras da floresta e dos direitos ambientais.
Durante a visita, Boulos leu, emocionado, a carta “Ao Futuro”, escrita por Chico Mendes pouco antes de sua morte. “Aqui ficam somente a lembrança de um triste passado de dor, sofrimento e morte. Desculpem. Eu estava sonhando quando escrevi estes acontecimentos que eu mesmo não verei. Mas tenho o prazer de ter sonhado”, citou o ministro, ao lado de Ângela Mendes, reafirmando o compromisso do governo em transformar os sonhos de Chico em ações concretas de preservação e inclusão social.
Fonte: Secretaria-Geral


