Em Rondônia, avançam os serviços na BR-364, em Ji-Paraná e em Jaru

O trecho entre Jaru e Ji-Paraná da BR-364/RO está recebendo duas obras estruturantes do Novo PAC. Os empreendimentos, a construção da Travessia Urbana de Ji-Paraná e a reabilitação e construção de uma nova ponte sobre o Rio Jaru, juntos somam mais de R$ 90 milhões em investimentos do Governo Federal.

Em Ji-Paraná, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deram a largada na pavimentação do Segmento 2 da BR-364, no acesso ao anel viário do município. Após a conclusão dos serviços de terraplanagem e regularização da base, as equipes avançam agora com a aplicação da primeira camada de asfalto em um trecho de aproximadamente cinco quilômetros.

A construção da Travessia Urbana, que terá 6,1 quilômetros de extensão, vai beneficiar diretamente 105 mil habitantes do município e conta com um investimento de aproximadamente R$ 61,5 milhões. Além do novo pavimento, o projeto inclui drenagem, sinalização e dispositivos de segurança. Quando concluído, o projeto vai trazer mais fluidez ao tráfego e segurança aos motoristas que utilizam diariamente o trecho, considerado um dos pontos mais movimentados da BR-364/RO.

Jaru
Outra obra fundamental para a logística de Rondônia é a execução das obras de reabilitação da ponte antiga sobre o Rio Jaru. A intervenção integra o projeto de duplicação da rodovia no trecho urbano de Jaru, que já conta com uma nova ponte concluída e liberada ao tráfego.

Com a nova estrutura em operação, as equipes concentram agora os trabalhos na reabilitação do antigo tabuleiro — etapa fundamental para a entrega completa da duplicação, que permitirá o fluxo simultâneo de veículos nos dois sentidos. Neste caso, o lado antigo da travessia já alcançou 20% dos serviços previstos para recuperar a superestrutura. Os trabalhos incluem a recuperação de vigas, lajes e reforços estruturais, garantindo mais resistência e prolongando a vida útil da ponte.

BR-364
A rodovia federal é uma importante ligação entre o Norte e o Sudeste do país. A rodovia diagonal inicia em Cordeirópolis (SP) e segue até Mâncio Lima (AC), cortando Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rondônia. O seu traçado viabiliza o escoamento da produção do agronegócio, com destaque para a soja, o milho e a pecuária. A rodovia facilita a integração regional, ampliando o acesso a serviços, estimulando o turismo e atraindo novos empreendimentos.

Fonte: Casa Civil