Evento discute democracia e participação social na EJA

Foto: Divulgação/MEC

Dando sequência às atividades de formação de educadores pela superação do analfabetismo e qualificação na educação de jovens e adultos (EJA), o Ministério da Educação (MEC) realizou, na quinta-feira, 13 de novembro, mais uma edição do Diálogo Virtual do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA)Dessa vez, o tema debatido foi Democracia e Participação Socialcom uma aula ministrada pelo professor doutor em linguística pela Universidade de Brasília (UnB)Tiago de Aguiar Rodrigues. O evento foi transmitido nos canais de YouTube do MEC e da Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de EJA 

Promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Cátedra Unesco de EJA, o evento integra as iniciativas de formação desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional para a docência na EJA (ProfEJA). Entre os temas debatidos nos encontros estão direitos humanos e arte e cultura na EJA.  

Na abertura, o coordenador da Cátedra Unesco de EJA e coordenador adjunto do Pacto EJA na UFPB, Timothy Denis Ireland, afirmou que o tema Democracia e participação social é extremamente importante, não só para o país, mas tambédentro da escola 

“Às vezes, achamos que aprendemos sobre democracia teoricamente na escola, conceitualmente, mas a democracia também se aprende praticando no espaço da escola, em casa, na sociedade. Na escola, são gestos pequenos que mostram a importância do ato democrático, como nós nos relacionamos com os professores, educandos e educadores. A escola é onde talvez tenhamos as nossas primeiras aulas de como nos comportamos como cidadãos. É um espaço extremamente importante para desenvolver a nossa cidadania”, apontou. 

Na aula, o professor Tiago Rodrigues destacou que o seu primeiro trabalho em escola pública foi dando aulas para turmas de EJA e que pôde aprender muito sobre democracia e participação popular para complementar sua formação acadêmica.  

Em sua explanação, Rodrigues abordou os seguintes aspectos: EJA como ato político e construção da cidadaniapráxis docente democrática; novas arenas de participação social; e sistematização e planejamento integrado 

Na base freiriana, a democracia é o ponto de partida. A democracia, segundo Paulo Freire, é onde a vida acontece por excelência. Nesse sentido, a democracia é uma forma de vida que se constrói e se reconstrói por meio da participação ativa, consciente e crítica de todos os cidadãos e cidadãs” concluiu 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação