Governo do Brasil amplia incentivo à mobilidade ativa e destaca renovação de frotas como eixo da descarbonização do transporte

As bicicletas têm ganhado espaço estratégico nas políticas de mobilidade urbana do país. De veículo associado ao lazer, elas passam a integrar soluções estruturantes para a chamada “última milha”, com o objetivo de tornar os deslocamentos mais sustentáveis e eficientes. Na seleção do Novo PAC Mobilidade 2025, o Ministério das Cidades incluiu projetos de bicicletas públicas compartilhadas e ciclovias conectadas ao transporte de massa, voltados a municípios com mais de 150 mil habitantes e com condições especiais de financiamento.

A aposta na integração entre ciclovias, sistemas de bicicletas públicas e transporte coletivo é vista como um avanço essencial para ampliar o acesso da população ao transporte sustentável. A combinação de modais permite deslocamentos mais eficientes e reduz a emissão de poluentes, além de incentivar hábitos mais saudáveis.

“A bicicleta, além de ser um veículo sustentável importante para a mobilidade, é um promotor da saúde, do lazer e da qualidade de vida. Integrar a mobilidade em todos os níveis é fundamental para garantir soluções eficientes, especialmente na última milha”, afirma Antonio Espósito, coordenador-geral de Regulação da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

Para Thomas Maltese, líder de Ônibus Zero Emissões do C40, a eletrificação das frotas deve caminhar junto com o incentivo à mobilidade ativa. “É muito importante utilizar o ônibus elétrico como catalisador para aprimorar o sistema de transporte público. Isso ajuda a atrair mais passageiros e, ao mesmo tempo, estimula soluções baseadas na natureza”, explica. Ele destaca ainda que o redesenho urbano, incluindo ciclovias protegidas, calçadas mais largas e opções diversas para a última milha, pode potencializar essas transformações e mitigar efeitos climáticos extremos.

Seleção do PAC 2024 disponibilizou recursos para aquisição de 2.296 ônibus elétricos, 3015 ônibus Euro6
Seleção do PAC 2024 disponibilizou recursos para aquisição de 2.296 ônibus elétricos, 3015 ônibus Euro6

Renovação de frotas
Além do incentivo às bicicletas, o Ministério das Cidades apresentou, durante a abertura da Estação do Desenvolvimento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), na COP30, em Belém (PA), o Refrota, programa de renovação de frotas voltado à descarbonização do transporte coletivo urbano. A iniciativa foi ressaltada como uma das ações concretas que demonstram o compromisso do Brasil em reduzir emissões no setor, que responde por cerca de 47% dos gases de efeito estufa no país, segundo a Empresa de Pesquisa Energética.

“O Brasil está comprometido em trazer as pessoas de volta ao transporte coletivo. Para isso, precisamos renovar as frotas, investir em corredores de BRT e tornar o transporte mais confortável e rápido”, afirmou o ministro das Cidades. Ele lembrou que o Novo PAC prevê R$ 31 bilhões em investimentos em mobilidade urbana, dos quais R$ 16,4 bilhões são destinados à renovação de frotas. O montante permitirá a aquisição de mais de 10 mil veículos, distribuídos em 190 municípios.

A seleção do PAC 2024 já havia garantido recursos para 2.296 ônibus elétricos, 3.015 ônibus Euro 6 — menos poluentes —, além de 39 veículos sobre trilhos, reforçando o movimento de modernização e descarbonização do transporte coletivo no país.

Com ações combinadas — da promoção da mobilidade ativa à renovação de frotas —, o governo aposta em um sistema de transporte mais integrado, sustentável e capaz de melhorar significativamente a qualidade de vida nas cidades brasileiras.

Fonte: Casa Civil