Mais de 28,7 mil escolas apoiadas financeiramente, 8 mil diretores capacitados pelo Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares e outros 15 mil em formação. Esses são alguns números divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira, 12 de novembro, Dia do Diretor Escolar. Os dados integram as ações de formação em gestão escolar promovidas pela pasta por meio de iniciativas como o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), o Programa Escola e Comunidade (Proec) e o aplicativo Clique Escola.
O Dia do Diretor Escolar é celebrado como forma de reconhecimento do trabalho dos profissionais que desempenham um papel de liderança e contribuem para a melhoria da qualidade educacional, sendo responsáveis pela gestão e pela administração do ambiente escolar. No MEC, as ações para o público são coordenadas pela Secretaria de Educação Básica (SEB).
A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, afirma que o Proditec tem se consolidado como uma iniciativa fundamental e de grande escala do ministério. “O programa oferece formação qualificada e continuada, que fortalece as competências de liderança, gestão pedagógica e administrativa dos diretores escolares”, ressalta. Atualmente, o programa atende a todas as unidades da Federação, em mais de 2,5 mil municípios, atuando de forma direta no aperfeiçoamento dos diretores de escolas.
Já o Proec apoiou financeiramente 28.771 escolas em todo o país, possibilitando a realização de projetos de formação que envolvam ativamente toda a comunidade escolar e local. Instituído pela Portaria nº 264/2024, incentiva a atuação conjunta e democrática entre a gestão e o conselho escolar, de forma a promover ações efetivas que aproximam a escola das famílias e da comunidade local.
Com mais de 470 mil downloads, o aplicativo Clique Escola permite que os diretores divulguem ações, projetos e resultados das suas escolas diretamente para a sociedade, transformando boas experiências em inspiração para outras instituições em diferentes regiões do Brasil. A plataforma também atua como um recurso de gestão prática, pois permite que os diretores logados sejam informados sobre pendências relativas à unidade executora, além de contar com um ambiente de colaboração que visa engajar os diretores a partir do compartilhamento de experiências administrativas.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação


