MEC participa da COP30 em Belém

Curupira, mascote da COP30, no Parque da Cidade, em Belém (PA). Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Ministério da Educação (MEC) participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará. A atuação do MEC reforça o papel da educação como eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável e a ação climática, em sintonia com o Objetivo 18 da Agenda de Ação da conferência, que relaciona educação, capacitação e geração de emprego às estratégias de enfrentamento das mudanças climáticas. 

A programação do MEC na COP30 será marcada por debates, painéis e rodas de conversa que destacam a integração entre educação, sustentabilidade e inovação. As atividades ocorrerão nos dias 12, 13 e 17 de novembro. 

Agenda – No primeiro dia (12), o MEC inicia sua participação na COP30 com uma série de debates e atividades no estande da Associação de Universidades Amazônicas (Unamaz), na Zona Verde. A programação abordará temas como educação ambiental, alimentação escolar e sustentabilidade na educação profissional. Entre os destaques estão a discussão acerca da Política Nacional de Educação Ambiental Escolar (Pneae); um painel sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); e o lançamento de um livro bilíngue sobre sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Também estão previstos debates sobre o protagonismo feminino na transição energética justa e a atuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para a promoção da bioeconomia na Amazônia Legal. 

Além disso, a comitiva do ministério visitará o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), na Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, um espaço pioneiro voltado à formação de professores e estudantes em práticas pedagógicas sustentáveis e tecnológicas. Durante a visita, estudantes e docentes apresentarão projetos de inovação, como jogos ambientais com inteligência artificial, compostagem e prototipagem 3D, integrando saberes amazônicos, tecnologia e educação ambiental. 

No dia seguinte (13), a programação será marcada pela presença do ministro da Educação, Camilo Santana, na roda de conversa “Infâncias e Juventudes para a Educação Climática”, que destacará o papel das novas gerações na construção de soluções para os desafios ambientais, com os estudantes da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNJIMA), do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) e da Cúpula das Infâncias. 

Mais tarde, o chefe da pasta recebe representantes de alto nível e de organismos multilaterais para a Mesa Ministerial de Alto Nível sobre Educação Verde, na Greening Education Partnership (GEP). Durante o encontro, serão lançadas as versões em português dos documentos Guia para Currículos Verdes e Padrões de Qualidade das Escolas Verdes, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A reunião também contará com um debate promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a cooperação educacional e o uso do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). 

Ainda na quinta-feira (13),  ocorrerá o painel de discussão sobre o Plano de Aceleração de Soluções (PAS) desenvolvido pelo MEC como parte da Agenda de Ação, que cria a Rede África–Brasil–América Latina e Caribe sobre Políticas de Educação e Juventude para Sustentabilidade e Resiliência Climáticas, com metas e ações até 2028. O PAS tem como objetivo reduzir a evasão escolar causada por desastres climáticos e fortalecer as redes de ensino diante de emergências ambientais em países latino-americanos, caribenhos e africanos. 

Ao longo do dia, o MEC sediará também painéis nos Pavilhões Brasil: na Zona Verde, sobre o papel das universidades amazônicas na transição climática justa e, na Zona Azul, acerca da formação profissional na descarbonização da matriz energética. O dia se encerra com a Vitrine de Educação Profissional e Tecnológica na COP30, que apresentará experiências inovadoras da Rede Federal de Educação. 

Encerrando sua participação, no dia 17, o MEC estará presente no painel “O necessário protagonismo da juventude e dos povos tradicionais na agenda climática”, realizado no Pavilhão Brasil. O debate reforçará a importância da valorização dos saberes tradicionais — indígenas, quilombolas, ribeirinhos e populações do campo — e da juventude como agentes centrais na construção de soluções sustentáveis, inclusivas e socialmente justas. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI) 

Fonte: Ministério da Educação