Ministério da Previdência Social promove debate sobre o uso de linguagem simples na comunicação com o cidadão

Facilitar o acesso do cidadão às informações sobre benefícios previdenciários, o uso de linguagem direta, simples e clara na comunicação, tanto presencial como digital, entre governo e sociedade. Esse foi o tema do encontro promovido pelo Ministério da Previdência Social (MPS), nesta terça-feira (11), com servidores do órgão, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

“A linguagem difícil, a linguagem rebuscada, a linguagem técnica, ela é feita para provocar um distanciamento, ela é feita para mostrar superioridade intelectual, financeira, econômica e social”, afirmou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz. “Comunicação simples é, antes de tudo, um ato gentil, é ser acessível ao outro, é se fazer entender”, acrescentou.

Durante o encontro, servidores do INSS, Previc e MPS apresentaram os avanços e os desafios para introduzir a linguagem de fácil compreensão tanto em seus atos normativos como em suas páginas na internet e nos formulários e serviços destinados à população.

A diretora de Tecnologia da Informação do INSS, Lea Bressy, destacou a importância da mudança. “A maior parte da nossa população fica sem entender como solicitar um benefício que é seu de direito, e a linguagem não pode ser um obstáculo, e sim um facilitador”. Bressy disse ainda que “a comunicação simples é um compromisso social que garante inclusão, transparência e acessibilidade”.

A Previc apresentou o projeto Simplifica Previc, já em andamento, que está revendo todos os documentos que foram produzidos desde janeiro de 2023 para readequar a linguagem a uma forma mais clara e direta. “Estamos unindo esforços para nos aproximar do nosso cliente e, com isso, executar a política pública de proteção social que a Previdência Social oferece para o país”, comentou Ricardo Pena, diretor-superintendente da Previc.

Outros setores da Previdência Social, como a Ouvidoria, o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) e o Departamento de Regimes Próprios do MPS, enfatizaram a importância da linguagem de fácil compreensão, sem termos técnicos ou siglas, para que a pessoa não precise ler várias vezes o mesmo texto para poder entender a mensagem.

Wolney Queiroz finalizou o evento destacando uma frase de Leonardo Da Vinci citada por uma servidora: “A simplicidade é o último grau da sofisticação”.

Fonte: Ministério da Previdência Social