MJSP promove 6ª edição do curso Gestão de Crise de Segurança nas Cidades

Os profissionais poderão aprimorar conhecimentos em planejamento de ações e, posteriormente, compartilhar as informações com os demais agentes. Foto: divulgação

Aracajú, 11/11/2025 – Profissionais da segurança pública de Sergipe participam, de segunda-feira (10) a sexta-feira (14), em Aracaju (SE), de capacitação relacionada ao atendimento a ocorrências de alta complexidade, ações preventivas e resposta imediata. O curso Gestão de Crise de Segurança nas Cidades tem como prioridade preservar a vida e manter a ordem pública.

O evento, voltado à equipe da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, é promovido pelas diretorias de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) e de Ensino e Pesquisa (DEP), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Os profissionais poderão aprimorar conhecimentos em planejamento de ações e, posteriormente, compartilhar as informações com os demais agentes. Com isso, será possível ampliar a atuação para todos os tipos de ocorrências. Entre os temas abordados estão os crimes cometidos em áreas urbanas por grupos criminosos conhecidos como Novo Cangaço e Domínio de Cidades.

O diretor da Diopi, Rodney da Silva, ressalta que o plano desenvolvido para a formação visa preparar as forças de segurança para enfrentar desafios, a exemplo do resgate violento de detentos em instituições penitenciárias, bem como lidar com os “comunicados oficiais” dos líderes das facções.

“Ações violentas como essas, executadas por organizações criminosas, frequentemente envolvem a queima de veículos de transporte público, ataques a prédios públicos e agressões a agentes do Estado”, explica.

Programação
As disciplinas ministradas no encontro abordam os temas: domínio de cidades; evolução dos crimes violentos contra o patrimônio; preservação de local de crime; estudo de casos; análise de risco; direitos humanos; e legislação aplicada. Também são realizados exercícios práticos com simulações de ataques a carros-fortes e a instituições financeiras.

Segundo o titular da Diopi, essa é uma oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em teoria e de desenvolver estratégias para a defesa da cidade. “A expectativa é que iniciativas de formação e de capacitação como essa sejam replicadas em outras unidades da Federação, ampliando o alcance e a eficácia das ações de segurança em nível nacional”, acrescenta Rodney da Silva.

A capacitação reúne forças de segurança das esferas federal, estadual e municipal. Participam agentes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal, Perícia Oficial, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro e Guarda Municipal.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública